Aceitem o que é fraco na fé, sem discutir assuntos controvertidos. Romanos 14:1
É comum nos depararmos com "doutores" da fé. Pessoas que se autoproclamam entendidas da palavra de Deus e que, portanto, podem e devem determinar o que e como devemos proceder para cumprir as orientações bíblicas. E quando um ou mais "entendido" se encontra o resultado é troca de farpa para todo lado, acusações, discussões.
Esse comportamento não agrada a Deus.
Ao longo de todo o capítulo 14 do livro de Romanos vemos uma exortação a que não julguemos uns aos outros, com acusações e discussões teológicas infindáveis. (Clique aqui para ler o artigo Não se envolva em discussões tolas).
Deus não quer que seus filhos andem por aí brigando em si, se alfinetando em rede social, se acusando e apontando por todo lado. Isso enfraquece a fé de todos e pior, afasta de Deus aqueles que ainda não conhecem o seu evangelho.
Ainda que o objetivo seja ensinar a palavra de Deus, o resultado desse tipo de comportamento é nefasto. Lembre-se do famoso ditado popular: de boas intenções o inferno tá cheio!
Então o que fazer quanto aos seguidores de Cristo que estão agindo em desacordo com sua palavra?
Eis a resposta bíblica:
Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está de pé ou cai. E ficará de pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar. Romanos 14:4Deus irá julgar a todos nós e cabe a Ele nos ensinar a sua palavra.
Isso significa que devemos orar por nossos irmãos que ainda estão evoluindo em aprendizado, pois, assim como eles, nós erramos e ainda precisamos aprender muitas coisas. Ninguém é melhor do que ninguém, todos pecamos e nos afastamos de Deus.
E foi por isso que Jesus morreu, para que nossas transgressões fossem perdoadas e fossemos novamente aceitos pelo Pai.
Portanto, se vir alguém agindo de forma contrária a palavra de Deus, ao invés de discutir com ela, criticá-la em rede social ou qualquer outra atitude infrutífera semelhante a essa, ore por ela. Estimule-a a ter uma vida de oração e meditação na palavra de Deus, pois só assim os olhos espirituais dessa pessoa se abrirão e ela poderá corrigir sua forma de agir.
Lembre-se que Deus chamou para si o poder de orientar e julgar seus servos. Através do Espírito santo Ele nos convence do pecado e ensina a cumprir sua vontade:
Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. João 16:13
É por isso que é tão importante que todos tenhamos uma vida de oração! Assim, cresceremos cada dia mais e mais em conhecimento, amor, mansidão e misericórdia.
Devemos viver em comunhão. Amando uns aos outros, ajudando-nos mutuamente a crescer nos ensinamentos sobre Cristo e não o contrário.
Não sejamos motivo de desânimo de ninguém. Que nossas palavras sejam para estimular, fortalecer, motivar. Pois isso sim glorifica o nome do Senhor e traz transformação para todos ao nosso redor.
Essa é a vontade de Deus.
Ele é o juiz do mundo e não nós.
Sua palavra nos foi dada como orientação para nossos dias nessa terra. Para nos abençoar, mas o juízo não nos foi delegado.
Que possamos seguir na caminhada com amor. Amando a Deus sobre todas as coisas, servindo-o com humildade, sem servir como pedra de tropeço para ninguém.
amem esa leituro apredi munto
ResponderExcluir