Newsletter

Deus quer falar com você!

Assine nossa Newsletter, e receba os melhores textos e mensagens!

English plantillas curriculums vitae French cartas de amistad German documental Spain cartas de presentación Italian xo Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

18 janeiro 2018

O que é a fé?




Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vem
Hebreus 11:1


Hoje em dia todas as pessoas se declaram adeptas de algum sistema de crença, seja de cunho filosófico ou religioso.
Fato é que, todos julgam a si próprios pessoas de fé, com opiniões firmes sobre todos os temas, acreditando firmemente que os valores por elas definidos como norte serão alento na hora da dificuldade, consolo na hora da dor, gratidão na hora da alegria...

Mas será que isso é verdade?

Afinal, o que é a fé?

Perceba que, ao contrário do que se imagina, fé não é sentir-se atraído ou simpatizante de alguma filosofia ou religião. 
Ora, somos seres racionais e, diante de argumentos que se mostrem razoáveis é natural que nossa razão os aceite como verdadeiros/possíveis. Da mesma forma que é natural que nossa razão refute argumentos incoerentes como falsos/impossíveis.
Isso significa dizer que acreditar em determinados princípios, valores ou afirmações não é sinônimo de fé. O mero convencimento, resultante, da crença em argumentos não é fé em si. 
Podemos chamar de bom senso, razoabilidade, mas não fé.

Fé, portanto, não é razão.

Da mesma forma, fé também não é um sentimento, pois se assim fosse, a nossa crença iria variar conforme nosso estado de espírito: alegria, cansaço, tristeza, motivação etc.
Se estou feliz, então creio que Deus é maravilhoso, mas se eu estiver triste e atribulado, então Deus é mau ou me abandonou.
Certamente esse tipo de variação emocional não reflete nem de longe o significado de fé.
A bíblia define a fé como uma certeza irrefutável, absoluta acerca de algo. É uma convicção plena que as coisas ocorrem de determinada forma ou de que devemos agir conforme determinados princípios.
Isto significa que a fé é a conduta que adotamos quando agimos conforme nossa convicção, independente de nossa emoção, ou seja, após sermos convencidos pela razão acerca de determinada coisa, nós colocamos em prática esse entendimento, mesmo que nosso estado de espírito não esteja de acordo com a conduta a ser praticada.
Ora, se alguém que se diz ateu, clama pelo socorro de Deus na hora da aflição, isso significa que essa pessoa, embora convencida pela razão de que não existe um ser superior, na prática, se deixou levar pelo medo. Essa pessoa na verdade não tem fé naquilo que professa.

Isso porque, fé é o exercício prático daquilo em que depositamos nossa confiança, ou seja, é colocar em prática nossa crença, viver no mundo real e não apenas no mundo abstrato das idéias, os valores que professamos.

Quando eu, diante da realidade aplico minha crença, mesmo que as circunstâncias ou minhas emoções me orientem a seguir pelo lado oposto, aí sim posso dizer que sou uma pessoa de fé.
Então, se cremos que Deus é nosso pastor e nada nos faltará, mesmo diante do desemprego, das dívidas e do medo do amanhã, a nossa esperança permanecerá Nele.
Pela fé cremos que Deus proverá.
Perceba que o medo existe, a aflição existe, mas a fé não cede a esses sentimentos.
E Deus nos convida a sermos pessoas de Fé. 
Pela fé alcançaremos a salvação, pela fé reconstruiremos nosso relacionamento com Deus, pela fé venceremos provações, pela fé deixaremos o velho homem para nos tornarmos uma nova pessoa em Cristo Jesus.

Então deixe de lado sua razão. Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;Provérbios 3:5

Tenha fé.

Deixe suas emoções de lado, pois O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável.Jeremias 17:9

Tenha fé.

Creia, Deus é sempre contigo, mesmo que você não sinta a presença Dele. 
Deus ouve a sua oração, mesmo que você não o veja e/ou não se sinta ouvido.
Deus quer o melhor para você, apesar da circunstância que te rodeia.
A Fé é a chave que move o coração de Deus. É o segredo para uma vida plena com Cristo.
Sem fé é impossível agradar a Deus.
Então pare de andar por aí cabisbaixo, só porque as coisas não acontecem como você quer. Exerça sua fé, mesmo que suas emoções te digam o contrário, confie e creia em Deus, pois ele quer o melhor para você e isso acontecerá no tempo certo.
Viva a fé, dia após dia.
Não é fácil, mas vale a pena.
Somente quando a fé se tornar uma realidade em seu dia a dia é que a transformação de Deus para sua vida te alcançará. Então você saberá que pela fé, você foi salvo.

2 comentários:

  1. como ainda existir pessoas de pouca ou nenhuma fé . Olhando / ouvindo televisão , radio ou jornais. o que mais observamos são assassinatos, tragédias, acidentes graves . Lava Jato. Corrupção de todo tipo . o que seria de nós se não fosse nossa fé e nossa esperança neste DEUS maravilhoso . Quando vamos mudar nosso comportamento. nossa atitude em casa, no trabalho , na rua . Quando vamos deixar de agir pensando só no nosso umbigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Isis. Realmente é muito triste ver a falta de fé das pessoas... infelizmente a grande maioria está cega e surda, mas Deus é maior.

      Excluir