Pular para o conteúdo principal

Disciplina é liberdade



corramos com perseverança a corrida que nos é proposta
Hebreus 12:1


Muitas pessoas se aborrecem com Deus e vivem prostradas se lamentando porque estão atravessando um grande deserto. Vida financeira ruim, desemprego, vida sentimental em frangalhos, obesidade, enfim são inúmeras as queixas e todas vem seguidas de uma revolta: por que Deus permite isso? Por quê?
Mas o que essas pessoas não entendem é que não somos fantoches de Deus. Somos seres dotados de inteligência, capacidade de autodeterminação e livre arbítrio.
Deus nos ajuda sim, principalmente se pedirmos, mas, como já falamos inúmeras vezes por aqui, o que o homem pode fazer Deus não faz.
Então se for murmurar ou orar pedindo para Deus fazer o que cabe a você fazer, infelizmente, você está perdendo seu tempo.
Por mais que Deus se compadeça e o coração dele doa, ele te dirá um sonoro NÃO, pois Ele, como bom pai e em razão de todo o amor que Tem por nós, sabe que precisamos aprender e crescer.
Então, agir como uma criança birrenta não nos leva a lugar algum. Por isso reflita: se as coisas não estão acontecendo, se suas orações não estão sendo atendidas, talvez seja porque você está pedindo algo que cabe somente a você fazer.
Mas talvez alguém diga: ei eu não posso dar emprego a mim mesmo. Já procurei em todo lugar e não consegui nada.
Já mesmo? Tem certeza que fez tudo o que podia?
Muitas pessoas desistem após receberem alguns NÃOS da vida e passam a dedicar seu tempo a lamúrias e reclamações. Se ao invés disso, investissem seu tempo em perseverar, certamente o resultado seria alcançado em bem menos tempo.
Como fazer isso?
Simples: disciplina.
Disciplina é a chave para o sucesso.
Muitos dirão que o sucesso é obtido quando fazemos o que amamos. Mas isso não é verdade. Sucesso é o resultado da associação da disciplina com a perseverança.
Quando fazemos o que amamos o simples desempenhar da atividade nos gera prazer.
O mesmo não ocorre quando fazemos o que não gostamos. Todo o nosso corpo e pensamento contribuem para um não fazer. 
É aí que entra a disciplina.
É preciso se habituar com determinada tarefa ou determinados comportamentos, que nos direcionam para nosso objetivo. Se quero passar num concurso público, tenho que ter a disciplina de estudar todos os dias, embora não goste; se quero emagrecer tenho que ter a disciplina de seguir a dieta todos os dias, embora não goste; se quero um emprego, tenho que ter a disciplina de buscar todos os dias, embora esteja desesperançado.
A disciplina nos dá o controle sobre as atividades que cabem a nós fazer. E ao perseverar nessas atividades, certamente alcançaremos nosso alvo.
Aí sim, quando fazemos tudo o que está ao nosso alcance e perseveramos, sem pestanejar, Deus se move, abrindo as portas diante de nós.
Não se iluda, não existe vitória sem batalha. Você acharia justo, se um atleta despreparado ganhasse a competição? Certamente não. 
E se esse atleta tivesse um acesso de choro em meio a competição gritando que quer ganhar, que sempre perde e que isso é injusto. Você mudaria de ideia? Provavelmente também não.
Para ganhar a competição um atleta precisa se preparar e essa preparação exige muito treino, muita disciplina e perseverança. Não é fácil.
Há renúncia. Há dor. Há privação.
Mas, o atleta conhece seu alvo e seus objetivos e sabe que, no fim, receberá a vitória por seus esforços.
Assim é conosco. 
Algumas vezes sentiremos dor. Teremos que renunciar a muitas coisas. Teremos que nos privar de outras tantas, mas no fim valerá a pena.
Creia, você pode vencer essa batalha que está diante de você. Deus te capacitou para isso. E se o obstáculo for grande demais, faça a sua parte, que Deus fará a dele.
Mas não murmure, não se comporte como uma criança. Persevere e tenha fé.
Não é fácil, mas valerá a pena.
Muitos dos problemas que nos rodeiam fomos nós mesmos quem demos causa, e se fomos capazes de entrar em determinada situação, também somos capazes de sair dela.
Sua vida financeira está ruim? Certamente você pode administrar melhor suas finanças e, assim, conseguir saldar suas dívidas. Se não consegue pensar em nenhuma saída, e simples: peça ajuda! Estude, pesquise. Você é inteligente, você é capaz e a saída para esse turbilhão saltará aos seus olhos.
Sua vida amorosa está ruim? Certamente você é capaz de organizar seus pensamentos e, assim, colocar cada sentimento no devido lugar. Não consegue sozinho? Peça ajuda!
Enfim, não importa qual o seu problema, faça a sua parte. Dê o seu melhor, persevere e creia, Deus te dará a vitória.
E nunca se esqueça: seja disciplinado.

Comentários

  1. Não há motivação maior que saber que Deus é um Pai, e está conosco não importa o momento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Gleyse. E, infelizmente, muitas vezes nos esquecemos disso... mas a certeza da presença de Deus ao nosso lado nos fortalece e impulsiona a seguirmos adiante. Deus te abençoe.

      Excluir
  2. Amém,meu casamento tá difícil é a vida financeira pior,mas quando eu ganhava mais de 5000 por mês era tudo excelente mas creio que vou sair dessa,obrigado Senhor por estar comigo em minhas angústias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Cleber. Deus é contigo e essa é a melhor notícia que posso te dar. As aflições estão aí, mas você vencerá todas, pois Jesus disse que no mundo teríamos aflições, mas que deveríamos ter bom ânimo, pois ele venceu o mundo.
      Lembre-se: todas as coisas cooperam conjuntamente para o bem daqueles que amam a Deus. Creia, essa fase é para o seu bem, use a seu favor. E comece desde já a fazer a sua parte, que em breve notará as mudanças em sua vida. Deus te abençoe.

      Excluir
  3. esta palavra me ajudou muito....tinha esquecido quanto deus e maravilhoso e quer o nosso bem...estou passando algumas situações ai citadas...confesso que percebi quanto somos egoístas...como queremos que tudo der certo a qualquer modo...mas...a qual quer modo não e vitoria...não e benção...não e milagre...obrigado...que Deus continue vos abençoando.mirian ribeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Mirian e sabe o que é melhor nisso tudo? É perceber que muitas vezes nossa vitória só depende de nós. A mudança em sua vida pode estar na dependência de pequenas atitudes. Então, comece fazendo uma coisa de cada vez, mas siga adiante, pois Deus é contigo e a sua vitória vai chegar. Faça sua parte e persevere.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  4. esta palavra me ajudou muito....tinha esquecido quanto deus e maravilhoso e quer o nosso bem...estou passando algumas situações ai citadas...confesso que percebi quanto somos egoístas...como queremos que tudo der certo a qualquer modo...mas...a qual quer modo não e vitoria...não e benção...não e milagre...obrigado...que Deus continue vos abençoando.mirian ribeiro

    ResponderExcluir
  5. Amém. Tenho passado por muitas aflicoes,cheguei no ponto de querer jogar tudo pro auto,maia sei que o meu deus nunca me abandonará.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, é isso aí, siga em frente que a vitória é certa. No tempo certo Deus te abençoará.

      Excluir
  6. Ate me envergonho em dizer...mas acabei procurando respostas e ajuda onde nao deveria nem sequer pronunciar o nome...esquecendo de quem me presenteia todo os dias com um novo amanha,com uma nova chance...como sou fraco e tolo...DEUS ME PERDOE EM NOME DE JESUS POR SER TAO FRACO...somente o senhor é o caminho,somente o senhor pode me defender,somente o senhor é rei....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Fernando. O mais importante é que você alcançou a compreensão de Deus em sua vida e ele estará sempre contigo.

      Excluir

Postar um comentário