y_iQTHpcL2aPfLTjWpDYVCgxr2k
English plantillas curriculums vitae French cartas de amistad German documental Spain cartas de presentación Italian xo Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Edifique seus sonhos na rocha




Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. Mateus 7:24-27



Nossas vidas são constituídas de sonhos e todos nós desejamos construir algo. Quando somos crianças, é comum responder a pergunta: "O que você vai ser quando crescer?". E já de pequenos nós temos a resposta na ponta da língua: bombeiro, policial, médica, mãe, caminhoneiro... alguns, na dúvida, apontam até mais de uma profissão. Mas uma coisa é fato, o desejo de fazer algo útil, para nós e nossa família é um desejo inato ao ser humano.
Com o tempo e a maturidade, o que era sonho de criança pode se concretizar ou não. Seja porque mudamos de opinião, seja porque as circunstâncias da vida fizeram com que nossos sonhos se distanciassem.
E é quando os sonhos se distanciam ou deixam de existir que abrimos a porta para a frustração. São empregos que nunca aparecem, são diplomas que não bastam para um cargo, são ideias que dão errado, enfim, são inúmeros os obstáculos e injustiças que surgem ao longo da vida, fazendo com que os nossos sonhos se tornem apenas uma utopia. Um desejo de criança, que mora apenas na fantasia.
Mas sabe qual a verdade? Nossos sonhos escorrem por nossos dedos porque permitimos. Ainda que não seja esse o nosso desejo, a verdade é que, quando as dificuldades aparecem, quando as coisas se tornam trabalhosas demais, desistimos.
E, como se não bastasse, além de desistir, nos revoltamos com Deus.

"Por que Deus não me dá um emprego?"
"Por que não consigo por minhas ideias em prática?"
"Por que tudo o que faço não dá certo?"
"Por que fulano tem tanto e eu tão pouco?"

Murmuração, inveja e frustração são sentimentos recorrentes, aos quais torna-se quase impossível resistir. A consequência disso é trágica: a perda da fé.
Grande maioria das pessoas que hoje não creem em Deus ou se afastam dele é porque se decepcionaram com a vida.
Mas o que precisamos compreender é que Deus não é responsável por nossas escolhas.
Ele nos abençoou com o livre arbítrio para que tivéssemos liberdade, mas, por ser justo, Ele também nos atribuí a responsabilidade por cada um de nossos atos e escolhas.
Então, se seus sonhos se perderam no caminho, entenda: Não é culpa de Deus!
Entenda: não é porque as coisas não acontecem como e quando você gostaria, que Deus tenha te abandonado.
É preciso parar de misturar as coisas.
É preciso parar de buscar um culpado.
É preciso parar de impor a Deus o título de "responsável universal" pelas mazelas do mundo.
É preciso coragem para assumir nossos atos e nos responsabilizarmos por nossas escolhas, certas ou erradas.
Quando tivermos a humildade e a ombridade de assumir nossas responsabilidades, metade de nossos problemas se resolverão.
Porque quando assumimos nossa culpa eu passamos a ter mais cautela com nossos atos. Porque a certeza das consequências nos faz pensar antes de agir.

Então que tal mudar de paradigma hoje?

Que tal parar de se lamentar e murmurar contra Deus e tomar uma postura ativa diante da vida?

Que tal passarmos a edificar nossos sonhos COM Deus?

A bíblia assim nos orienta no salmo 37:4: “Mantém a tua alegria em DEUS e não nas coisas que estão ou ocorrem ao teu redor, e assim ELE atenderá aos desejos do teu coração.”
Em outras palavras: quando nosso coração está em Deus, ele realiza os desejos do nosso coração, porque nós e Deus passamos a ter um mesmo alvo, um mesmo objetivo.
Então porque insistir em ter controle de sua vida e seguir por aí como se estivesse em um carro desgovernado? De que adianta perder horas e noites de sono, de que adianta sofrer se há um Deus que deseja estar ao teu lado e te ajudar?
Entenda: a ajuda de Deus não significa não ter dificuldades, mas sim que em cada obstáculo você estará segurando nas mãos do Pai e, se confiar Nele, tudo andará bem.
Com quem você anda edificando sua vida?
Seja como o homem prudente, que edifica sua casa na rocha, que é Cristo Jesus. Entenda de uma vez por todas: "Tudo o que edificarmos sem Jesus, desmoronará".
O império Romano foi um dos maiores impérios do mundo, mas desmoronou. 
A Kodak foi a precursora das máquinas fotográficas e do filme analógico. Faliu.
O Brasil ganhou o título de campeão do mundo cinco vezes, mas na última copa perdeu por 7 x 0.
Enfim, se olhar ao longo da história verá que muitos impérios, muitos sonhos e ministérios ruíram.
Mas há uma coisa que não passa e não desmorona jamais é a palavra de Deus, pois ela é viva e eficaz!
Disse Jesus: O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
Mateus 24:35
O que está esperando para mudar? Entregue o controle de sua vida nas mãos de Deus, confie Nele e não tema, pois se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.
Salmos 127:1

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...