Pular para o conteúdo principal

Aprenda a alcançar sua vitória através da derrota


Em uma competição, para que alguém seja declarado vencedor, obrigatoriamente alguém será declarado perdedor. Mas ninguém quer ser o perdedor.
Nós não gostamos de perder.
Somos criados para a perfeição, para o sucesso e a derrota é vista como motivo de vergonha, desonra, incapacidade, fracasso.
Mas, gostando ou não, a verdade é que em muitas etapas de nossa vida nós seremos derrotados.
E embora a derrota tenha um gosto amargo, perder é necessário.
Primeiramente, é preciso entender que derrota não é sinônimo de fracasso. 
Fracassar é desistir, deixar de perseverar. Portanto, muito embora a derrota possa gerar um fracasso, nem todos os derrotados serão fracassados.
Thomas Edison, falhou 2000 mil vezes antes de ter êxito e conseguir inventar a lâmpada incandescente. Albert Einsten falhou 99 vezes antes de obter êxito.
O que esses homens têm em comum?
Ambos viveram a derrota inúmeras vezes, mas nenhum dos dois se tornou fracassado.

É preciso entender que a derrota é uma etapa da vitória. 

Para que um dia venhamos a nos tornar vencedores é preciso que enfrentemos várias derrotas, pois a derrota nos traz conhecimento, experiência, sabedoria, paciência.
Pode parecer contraditório, mas a verdade é que nos tornamos vitoriosos através da derrota.
É por isso que é tão importante amadurecer e lidar com as próprias perdas. As pessoas de hoje em dia não querem perder. Basta que uma única coisa saia diferente do esperado para que elas fiquem abaladas e pensem em desistir.
Ora, se a derrota é uma etapa indispensável para se alcançar a vitória, as pessoas que se negam a viver a derrota, obviamente também estão se negando a vencer.
Não adianta espernear ou fazer pirraça com Deus. Isso não irá trazer sua vitória.
Sua vitória deverá ser construída por você, tijolinho por tijolinho.
Lembre-se: Deus não nos dá nada maior do que possamos administrar, então se você não adquirir experiência de vida através de suas derrotas, nunca poderá desfrutar das bençãos que foram separadas para você.
Não porque Deus é mau, ou porque Ele esteja te castigando, mas sim porque você não está preparado para lidar com determinadas realidades e situações.
Então, que tal agir com sabedoria e maturidade diante dos revezes que a vida te traz, olhando para as adversidades através dos olhos da fé, a fim de que o conhecimento e a experiência adquiridos venham a se tornar os utensílios que você precisa para desfrutar sua vitória? (Clique aqui para ler o artigo Olhe com os olhos de Deus).
Não se envergonhe de perder, mas sim de desistir e fracassar, sem completar o trajeto. 
Não se importe com quanto tempo levará ou com o que as pessoas irão pensar a seu respeito. Seja determinado e não desista. (Clique aqui para ler o artigo É normal se sentir cansado: aprenda a respeitar suas limitações).
Ainda que você caia inúmeras vezes, o importante é sempre sempre levantar novamente. 
O vídeo abaixo traz o exemplo maravilhoso de um homem que se negou a fracassar e mesmo com todas as adversidades optou por seguir adiante e completar seu objetivo.

Comentários

  1. Deus só o Senhor conhece o meu coração...sabe o quanto fico feliz quando canto,cuido de quem precisa faça "aquela pessoa enxergar o quão boa eu fui com ela"e eu consiga uma cadelinha do meu gosto....dia 6/9 vou surpriender e no inglês ,amem

    ResponderExcluir

Postar um comentário