y_iQTHpcL2aPfLTjWpDYVCgxr2k
English plantillas curriculums vitae French cartas de amistad German documental Spain cartas de presentación Italian xo Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Teologia da prosperidade X porta estreita: o caminho de Deus



Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que levam à perdição, e muitos são os que entram por esse caminho. Mt 7:13

A chamada teologia da prosperidade vem alcançando muitos adeptos nos últimos tempos. Segundo ela, aqueles que aceitarem Jesus como seu Senhor serão financeiramente prósperos e tudo o que fizerem dará certo.
Obviamente essa filosofia é oriunda dos insanos desejos humanos e não da vontade de Deus. Os homens apreciam o imediatismo, a facilidade, a descartabilidade. Mas Deus não.
Para Deus é justamente o oposto.
Deus nunca nos prometeu facilidade ou prioridade em relação ao nosso próximo. O fato de seguir a Cristo não te dá direito de "furar a fila" para alcançar bênçãos sem merecê-las verdadeiramente.
Deus nos prometeu auxílio ao longo de nossa caminhada. Se necessário for Ele até nos carrega no colo, mas Ele não pode caminhar por nós. Se assim fosse, de que valeria nossa existência? Para que estar no mundo, se não for para existir nele de uma maneira atuante?
É preciso aprender que temos que ser responsáveis por nossas atitudes. Isso envolve escolhas e escolher DÓI.
Isso porque cada escolha implica em uma renúncia. Se escolho beber água ao invés de refrigerante, eu renunciei a este último. Essa renúncia é que muitas vezes nos dificulta. 
Estamos acostumados a acumular coisas/pessoas. Isso nos traz segurança. Em nossa maneira torta de ver e agir, acreditamos que ao acumular bens estaremos munidos de instrumentos para lidar com as dificuldades. Em outras palavras, ao invés de lançar nossa confiança em Deus, nós a lançamos sobre nossas propriedades.  
Por conta disso, quando precisamos optar por um caminho ou outro, a escolha nos inflige dor. E algumas vezes a dor é realmente lacerante.

Permanecer no emprego, seguro e estável, ou procurar outro mais satisfatório, porém incerto?
Permanecer na casa dos pais, segura e estável, ou ter a própria casa, com privacidade, porém insegura, só?
Permanecer na mesma relação falida, porém conhecida, ou buscar uma nova relação, mais satisfatória, porém desconhecida, insegura?

Sim, escolher é difícil. E a dificuldade maior vem pela impossibilidade de retornar ao estado anterior a escolha. É fácil escolher entre sorvete de morando ou de creme. Se não gostar eu troco. É fácil escolher uma roupa, se eu não gostar eu troco.
Mas quando a escolha envolve mudanças drásticas e a impossibilidade de voltar atrás, então realmente as coisas ficam complicadas para nós.
É aí que a teologia da prosperidade ganha grandes adeptos. Afinal, ela promete a certeza do êxito em qualquer escolha. Mas Deus nos ensina o oposto: JOÃO 16:33 — NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES, MAS TENDE BOM ÂNIMO, EU VENCI O MUNDO
Não se iluda! Deus não disse que você ganhará sempre. Tampouco disse que seria fácil.
Mas ele disse que sempre estaria lá com você, para partilhar suas vitórias e te apoiar nas derrotas.
Ele não espera que você acerte sempre. Você irá acertar algumas vezes, errar em outras, mas o que Deus espera é que você continue tentando e escolha sempre o caminho correto, optando sempre por fazer o que é certo.
O que conta não é quantas vezes você caiu, mas sim quantas vezes você levantou e prosseguiu em direção ao alvo, que é Cristo Jesus.
A vida não é fácil. E escolher fazer o que é certo, o que é necessário fazer, é muito difícil. 

Não é fácil deixar de se divertir com os amigos para estudar.
Não é fácil deixar de comer para cuidar da saúde.
Não é fácil deixar de ser criança e crescer. Mas é necessário.

É doloroso? Sim, mas vale a pena.
Portanto, abrevie sua caminhada. Não fique dando cabeçada em um monte de portas, em busca da ilusória teologia da prosperidade. Deus já disse, a porta é estreita.
Vai doer, vai ter lágrima. Mas não há outro caminho para alcançar a vitória. Pare de se iludir e sentir pena de si mesmo, pegue a sua cruz, negue a si mesmo e siga a Jesus. Lc 9:23.
Lembre-se: JESUS É O VERDADEIRO CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.

Seja o primeiro a comentar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...