y_iQTHpcL2aPfLTjWpDYVCgxr2k
English plantillas curriculums vitae French cartas de amistad German documental Spain cartas de presentación Italian xo Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Deus da provisão e a seca no Brasil

 
Quem beber desta água terá sede outra vez,
mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna. João 4:14

O calor intenso e o longo período de estiagem tem gerado grande preocupação aos brasileiros. O risco real de um racionamento de água e energia elétrica tem feito com que muitos visualizem um cenário caótico em um futuro próximo: manifestações, saques, crimes, desordem...
De fato é uma previsão de tirar o sono de qualquer ser humano são. No entanto, esse tipo de pensamento não vem de Deus. Jesus nos ensinou o seguinte:

Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?
E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.
Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?
Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;
buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mt 6:25-33

Deus cuida de todas as nossas necessidades, de maneira que nunca nos falte nada. Ora, foi Ele o mentor do projeto de criação do mundo em que vivemos, tendo sido cuidadoso em cada detalhe, a fim de que pudéssemos ser supridos em tudo quanto precisássemos. 
A ciência já comprovou que se a Terra estivesse alguns míseros metros mais próxima ou mais afastada do sol, morreríamos queimados ou congelados. A quantidade de oxigênio na atmosfera, a quantidade de água, a cadeia alimentar... tudo foi milimetricamente planejado para que pudéssemos viver na Terra.
Será que alguém que foi tão caprichoso com um projeto o deixaria se perder de uma hora para outra? Claro que não!
Deus sabe que precisamos de água e que a falta dela nos traz grandes transtornos. Ele providenciará!
Ele é o Deus da provisão.
Se isso ainda não aconteceu, certamente é porque Ele quer nos ensinar algo: dar valor e cuidar da terra que Ele entregou em nossas mãos.
Infelizmente, muitas pessoas só valorizam o bem que possuem após perdê-lo. E é por isso que ás vezes Deus nos chama atenção para coisas simples que nos rodeiam. Para que possamos compreender que a simplicidade não é sinônimo de dispensabilidade.
Água é simples, é comum, é gratuita, mas é indispensável para nossa vida.
Então, não importa que paguemos pelo serviço de água encanada, devemos economizar e usar com sabedoria. Não importa que o Brasil seja o país com a maior quantidade de água doce do mundo, tem que cuidar, tratar.
Mas as pessoas, além de não cuidar do presente que Deus nos deu, ao se verem privados dele tratam logo de correr e semear o desespero em todos os cantos. Dois comportamentos que seguem na direção contrária a orientação de Deus.
Por que será que, ao invés de preocupação, não se dissemina a adoração e a busca pela presença de Deus? Sim porque a bíblia é clara: buscai primeiramente o reino de Deus e as demais coisas te serão acrescentadas.

Quando buscamos a presença de Deus as nossas necessidades são supridas.

Então, por que ao invés de se reunirem para disseminar o desespero e a preocupação, as pessoas não se reúnem para buscar o reino de Deus? Por que não vemos pessoas correndo pelas ruas clamando por chuvas? Por que não vemos pessoas prostradas aos pés do Senhor o adorando? Por quê?
Porque lhes falta conhecimento: O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Os 4:3
A falta de conhecimento e intimidade com Deus faz com que as pessoas corram de um lado para o outro, em busca de respostas que só o pai pode dar.
E nesta ignorância uns culpam o governo. Outros culpam o clima. E assim seguem se consumindo em ansiedade. Mas a verdade é que o poder concedido aos governos vem do alto. Se Deus não permitir ninguém chega ao governo. 
Da mesma forma, Deus comanda o clima, de maneira que nenhuma seca ou chuva acontece sem que ele permita.
Portanto, é chegada a hora de parar de tentar cobrir o sol com a peneira e nos voltarmos a Deus. Ele quer falar conosco e não é de hoje. O que mais Deus precisará fazer para chamar nossa atenção?
Nos voltemos para Deus, pois é Dele que vem o manancial de água viva. É Dele que vem toda a provisão de que precisamos, tanto material quanto espiritual.
Se cada um que se preocupa com as consequências da seca fizesse pelo menos uma oração por dia, pedindo a provisão de Deus, certamente algo já teria acontecido.
Por isso, te convido a orar. Clame a Deus e convide outros a clamar por Ele, pedindo sabedoria para nossos governantes, justiça, provisão e, principalmente, que não nos desampare jamais.
A presença de Deus é o bem mais importante que temos. Mais preciosa que a água, o ar, o mar, a vida...  
E basta de preocupação, pois basta a cada dia o seu mal. Deus cuida de todos nós.

Seja o primeiro a comentar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...