Pular para o conteúdo principal

Deus sempre tem uma saída


Você já foi surpreendido por algo inesperável, ou, pior, desagradável? Não podemos ignorar a realidade. O mundo está aí e ninguém pode dizer que tudo é perfeito. O mal também existe. As calamidades, os desconfortos, os imprevistos... Tudo isso pode nos pegar de surpresa.
O dia está só começando, e o que será que surgirá na sua frente hoje? Você estará preparado para alguma surpresa? Se ela for agradável creio que será bem vinda. Mas e se as notícias não forem boas, como você vai reagir?
Quando o servo do profeta Eliseu despertou naquela manhã, talvez ele pensasse que seria mais um dia como outro qualquer. Mas quando abriu a porta da casa onde habitava e viu que a casa estava cercada pelos exércitos sírios que tinham vindo para prender Eliseu, o susto foi grande. Ele não esperava por aquilo logo de manhã. Sua reação foi imediata: Ficou apavorado! Correu até o profeta e disse: “Ai! Meu Senhor! Que faremos?” (2 Reis 6:15).
O homem de Deus acalmou seu coração dizendo-lhe: “Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles”. (2 Reis 5:16).
Perceba que o profeta Eliseu não ignorou o exército. Ele não disse: “Ah, pela fé não vejo ninguém lá fora”. Não! Ele não fez isso. Fé não é você fechar os olhos, contar até dez e então abrir os olhos acreditando que todos os problemas vão desaparecer como num passe de mágica. Eliseu viu o problema e também sentiu que a situação era grave, mas o que ele queria ensinar para seu servo era que este precisava ver o que estava além da visão.(Clique aqui para ler o artigo Olhe com os olhos de Deus)
Foi então que ele orou: “Senhor, peço-te que lhe abras os olhos para que veja” (2 Reis 6:17). Foi então que o servo viu o monte tomado pelo exército celestial do Senhor (vers. 17b).
Eu gosto demais dessa história porque ela revela algo que todos nós temos que admitir: é muito difícil enxergar a saída que Deus tem para nós em meio a cada um dos problemas que enfrentamos. (Clique aqui para ler o artigo Seja qual for o teu problema Deus te dá a solução)
Talvez você acordou hoje e já deu de cara com uma situação inesperada, ou nem dormiu direito ontem por causa de algo que acha impossível de ser mudado hoje. Mas reflita na história que você leu acima.
Muitas vezes olhamos as situações meramente do lado humano. Vemos só o que está diante dos nossos olhos. Mas o Senhor quer que nossos olhos enxerguem a realidade que existe por trás de cada situação. (Clique aqui para ler o artigo Quando tudo parece estar perdido)


Deus não perde o controle de nada.

Para os que são filhos de Deus, a forma como encaramos a realidade da vida é o mais importante. Como disse o apóstolo Paulo: “Porque andamos por fé e não pelo que vemos” (2 Coríntios 5:7). Isso não quer dizer que podemos ignorar tudo que acontece ao nosso redor e vivermos como se nada fosse nos atingir.
Precisamos enxergar além da doença, do desemprego, da falta de recursos. Mesmo quando parecer que estamos cercados por todos os lados, e que parece não haver saída, precisamos contemplar o que contemplou Eliseu: Aquele que é maior está do nosso lado.(Clique aqui para ler o artigo Não desanime)
Precisamos afirmar como Davi: “Tu me cercas por trás e por diante, e sobre mim põe a tua mão” (Salmos 139:5).
Eu te convido a fechar os olhos agora. Só um instante. Desligue-se do que vê e peça que o Senhor lhe abra os olhos para que você contemple o Seu amor por ti, o Seu socorro e a Sua provisão. Olhe para Jesus, Autor e Consumador da nossa fé!
Agora abra os olhos, os olhos do seu coração e caminhe com fé neste dia! Que Deus ilumine os olhos do teu entendimento e fique atento para o que Ele deseja que realmente você enxergue!

---------
Texto de autoria de Pr. Sérgio Müller

Comentários

  1. acabei de ler este artigo, e fui orar...chorei muito...muito mesmo....ando numa tristeza sem fim...tenho motivos...mas levaria muito tempo aqui para relatá-los. Acredito em Deus, e é o meu conforto. Quero ter paz em todos os setores da minha vida. Preciso muito que Deus me ajude a ouvi-lo melhor a senti-lo melhor....Deus me ajude e a todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Patrícia. É muito comum que fiquemos desanimados e aflitos quando estamos atravessando por adversidades. Nós seres humanos tendemos a focar no problema, quando estamos sob intensa emoção e dessa forma não conseguimos ver uma saída. Como você pode ver, até o auxiliar do profeta Eliseu caiu nesse erro tão comum. Portanto, o ideal agora é que você expanda seu campo de visão. Ao invés de olhar para a sua dificuldade procure analisar a situação sob outras perspectivas. Procure ver o que não está considerando e então perceberá que apesar de estar vivendo coisas ruins, também está vivendo coisas boas. Isto porque a vida tem dois lados e tudo possui um bônus (lado bom) e um ônus (lado difícil). Ao focalizar apenas as coisas ruins, sem considerar as boas nos enterramos no fundo do poço. Não sei o que te entristece, mas Deus sabe. E creia ele está ao seu lado durante a dificuldade. E vai passar!!! A chuva não dura para sempre. O sol vai brilhar em sua vida. E por mais que doa, você precisa entender que TODAS as coisas cooperam conjuntamente para o bem daqueles que amam a Deus. Por mais que pareça impossível, é a sua luta de agora, que te prepara para administrar sua vitória de amanhã. Então erga a cabeça e confie no Pai. Agradeça pelas bençãos concedidas e entregue as dificuldades nas mãos dele, pois o jugo dele é suave. Deus te abençoe.

      Excluir
  2. Em tempo, esqueci de comentar, compartilho suas mensagens no facebook. Até logo

    ResponderExcluir
  3. Esse texto foi a resposta de Deus que eu precisa ter.

    ResponderExcluir
  4. Este texto é exatamente a respostas que estava procurando, sem Deus não sou nada .
    Obrigado senhor por me mostrar a saída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Eduardo e Luiz. Muito feliz por saber que a palavra de Deus foi de encontro ao coração de vocês. Deus os abençoe.

      Excluir
  5. Durante esses últimos dias esse blog tem me proporcionado um dos meus poucos momentos de conforto. Sempre fui muito temente a Deus e sempre acreditei que Ele nunca nos desampara. Acontece que venho passando por um vale tão deserto e tão triste que não consigo ver saída, nem mesmo uma pontinha de luz beem longe. Meu coração dói de tanta angústia e medo. Não durmo nem como direito. O que me conforta é saber que Deus tá vendo tudo que eu estou passando.mas queria saber: até quando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Cristiane. Eu entendo perfeitamente como se sente, pois sei como é passar por um deserto. É por isso que sei que nesses momentos de aflições, somos tomados por uma grande ansiedade, fruto do desejo desesperador de sair logo daquela situação. Para isso, nos colocamos a meditar sobre o problema 24h por dia, tentando encontrar uma saída, algo que possamos fazer para resolver tudo de uma vez por todas.
      Esse é o nosso erro.
      Deus não é sádico e ele mesmo disse que só tem bons pensamentos a nosso respeito, pensamentos de paz. Então, se ele permite que atravessemos por dificuldades é porque tem um propósito e certamente, é para o nosso bem. É claro que no momento da dor, não entendemos e nem conseguimos enxergar o benefício do sofrimento, mas quando ele passa nós o compreendemos. Para dar a luz, a mulher sente dor, mas todas as mães garantem que atravessariam esse sofrimento novamente para ter a felicidade de ter um filho; para aprender a andar a criança cai muitas vezes, mas todos nós daríamos tudo para cair e cair milhares de vezes, se essa fosse a solução para uma paralisia dos membros.
      Então, o deserto, a dor, a aflição são meios transformadores. Assim como a lagarta rompe o casulo para se transformar em borboleta, nós precisamos atravessar por certas fases e etapas difíceis na vida.
      E o mais importante aprendizado que teremos ao longo dessas fases é: há coisas que temos que entregar nas mãos de Deus. Há coisas que não conseguimos resolver. Há coisas que só Deus faz.
      Então Cristiane, pare de tentar ver uma luz para o seu problema. Deus já sabe o final dessa história e ele garante a você que a vitória é tua. Pare de tentar interferir ou solucionar, apenas ore, jejue, medite na palavra do Senhor dia e noite e aguarde a provisão de Deus.
      Jesus sofreu amargamente na cruz do calvário, mas com isso nos trouxe salvação e o seu nome foi colocado acima de todo o nome. Já imaginou se ao invés de seguir a orientação de Deus ele seguisse a própria vontade?
      Então chore sim, pois somos humanos e é difícil atravessar a dor. Mas não fique ansiosa, confie em Deus e viva um dia após o outro, com a certeza de que Deus tem o melhor para você.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  6. Amém. É isso mesmo, vamos confiar em Deus, Não ficar ansioso, e viver um dia após o outro. com certeza Deus tem o melhor para nós. Amém, Amém..

    ResponderExcluir
  7. Amém. É isso mesmo, não vamos ficar ansiosos, vamos confiar em Deus, e viver um dia após o outro, com certeza Deus tem o melhor para nós. Deus lhes abençoem também...

    ResponderExcluir
  8. paz Andréia, também passo por dificuldades há algum tempo já, sei que foi por erro meu mas peço perdão todo dia e peço que Deus me dê uma nova chance mas têm dias que bate o desespero e penso que Deus nos abandonou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Mari. Se você já se arrependeu, Deus certamente já te perdoou e lançou seus pecados no mar do esquecimento. O importante é você se perdoar, o que passou, passou. Acabou. Não viva do passado, olhe para frente.
      Deus é contigo em todo momento e deseja o melhor para você. Hoje você está colhendo o fruto do que semeou no passado, mas hoje também é o tempo de semear o que você deseja colher amanhã.
      Semeie coisas boas e certamente ficará satisfeita com o que colher.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  9. Eu tb passo por grande dificuldade na minha vida desempregado contas atrazadas e mas oque eu vou fazer.tem certa hora q agente pença que deus nao existe eu ja pensei isso meus colegas.mas euvte digo nao perca a sua fe.pq só deus pode nos ajudar minha vida agora nem te falo pois minha famili tem mas nao tão nem ai.poriço so conto com deus ele e meu refujo e vou crer nele ate a hora q ele me xamar.pq ele e o unico em nossas vida e nos dar td q precisamos creia e ele td fara na sua vda e nas nossa amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Gilvan, não podemos desistir nunca, pois Deus transforma maldição em benção, deserto em mananciais, todas as coisas cooperam conjuntamente para o bem daqueles que amam a Deus. A tua luta te levará a tua vitória, pois não há vitória sem batalha. Deus te abençoe.

      Excluir
  10. Muito linda palavra fala aos nossos coração😭😭

    ResponderExcluir
  11. Li esse texto e depois que orei chorei muito,de felicidade. Estou passando por grandes provações e só o que me sustenta é saber que confio em Deus. Agradeço de coração a pessoa que o redigiu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário