Pular para o conteúdo principal

Esteja preparado para ouvir a voz de Deus


Porque eles, vendo, não vêem e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. Mt. 13:13

Vivemos em uma sociedade capitalista, consumista e, altamente, individualista. Poucos são aqueles que se importam com o próximo e, se o fazem, é apenas em busca de uma auto satisfação. Para tanto, escolhem quem merece receber sua atenção, baseados em conceitos próprios de justiça. 
Agora todos são "cultos", dotados de conhecimento e saber, paradigmas e opiniões próprias. 
Não que o estudo seja algo negativo, de forma alguma. A questão é que o suposto conhecimento que vem sem difundido em nada se parece com a verdadeira inteligência e sabedoria que devemos buscar. O que temos visto são pessoas cegas e surdas, fanáticas por seus próprios entendimentos. Pessoas que não aceitam ser contrariadas em suas opiniões. (Clique aqui para ler o artigo Ter razão não traz felicidade).
A situação está tão caótica, que as pessoas não ouvem mais as diferentes opiniões, as diferentes teorias ou estudos sobre assuntos que já possuem opinião formada.

Simplesmente não querem se dar ao trabalho de aprender.

Aqui mesmo no blog, inúmeras vezes somos surpreendidos por comentários altamente críticos, elaborados por pessoas que visivelmente não leram o artigo! Apenas olharam as letras por cima, sem refletir nas palavras. 
Esse fenômeno também pode ser visto nas redes sociais, onde posições polêmicas, políticas ou até mesmo assuntos banais são defendidos a ferro e fogo, pasmem, sem nem mesmo uma breve análise dos argumentos contrários.

Geração cega e surda!
Geração que vê, mas não enxerga o que está diante dos olhos. Geração que ouve, mas não escuta o que penetra aos ouvidos.

É por isso que muitos não conhecem a Deus.
Alguns querem ouvir falar Dele apenas se for para alcançar a prosperidade ou aval para suas atitudes e decisões. A partir do momento que as coisas não saem conforme seus planos pessoais, esquecem Deus ou, o que é pior, o culpam de seus infortúnios.(Clique aqui para ler os artigos Deus também diz não e Nós somos os responsáveis por nossas escolhas)
Outros preferem negar a existência de Deus. Afinal, para que prestar contas de seus próprios atos? Para que seguir padrões morais de Deus se já possuem o próprio padrão moral? Para que obter a amizade e o amor de Deus, se já possuem a amizade e o amor daqueles que se assemelham a si mesmos?
Infelizmente, as pessoas buscam uma pseudo sabedoria e se aterrorizam com a possibilidade de serem consideradas como tolas ou incultas. 

Esse comportamento, no entanto, não é novidade para Deus, Jesus disse:

Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; para que não vejam com os olhos, e não ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam e então eu os cure. Mt. 13:16

As pessoas estão doentes. Estão cegas e surdas, com o coração endurecido e, com isso, perdem o melhor de Deus. Perdem a cura física e espiritual vinda do Senhor. 
E o mais triste é que muitas delas não sabem disso. 
Não se iluda, essa geração está difundida pelo mundo em toda a parte da sociedade. Talvez você esteja lendo isso e pensando: ainda bem que sou diferente.

Será que é mesmo? 

Muitos desses cegos e surdos, conhecem a Deus. Sim, muitos desses cegos e surdos acreditam que servem a Deus. Leem a bíblia, oram continuamente, frequentam igrejas, fazem o bem... no entanto, não estão ligadas a videira verdadeira, que é Cristo Jesus.
Ora, os fariseus acreditavam que faziam a vontade de Deus. No entanto, não reconheceram o reino de Deus entre eles.
Ainda existem muitos fariseus hoje em dia. Pessoas que defendem a ferro e fogo entendimentos religiosos, que não refletem a vontade de Deus.

Geração cega e surda!
Geração de coração endurecido!

Deus tem falado a nossos corações, mas para que possamos compreender é necessário ouvir. Temos que deixar de lado nosso eu, temos que diminuir nosso ego e abrir nosso coração. Essa é a única forma de entender o propósito de Deus e dessa forma, sermos curados por Ele, tanto fisicamente, quanto espiritualmente.

Se as coisas não estão dando certo para você, porque não experimenta deixar de lado suas concepções e preconceitos e busca a verdadeira vontade do Senhor?

Acredite, não dói e não faz mal algum.
Talvez seja difícil no início perceber que Deus é muito diferente do que você imaginava, mas isso é bom. É sinal de intimidade.
No início do namoro o casal não se conhece verdadeiramente, pois ambos estão buscando agradar o outro, ocultando suas imperfeições. Mas com a convivência defeitos e qualidades vêm a tona, permitindo que nasça o verdadeiro amor.
Assim é no relacionamento com Deus. Temos uma imagem do Senhor formada em nossa mente, através de conceitos sociais e até anseios próprios. Mas ao conhecê-lo de verdade percebemos que ele é bem diferente do que pensávamos, mas isso é bom. Talvez discordemos dele em alguns pontos, talvez o achemos rígido em outros e flexível demais em outros, mas precisamos aceitar e respeitar a pessoa de Deus, da mesma forma que ele nos respeita. Não podemos exigir que Deus seja exatamente da forma que NÓS queremos. 
No filme O todo Poderoso um homem se julga melhor do que Deus e assume suas funções por um período. É quando percebe que ser Deus é bem mais difícil do que pensava e não consegue dar contas de todas as orações e pedidos. Então ele tem uma ideia fantástica: ele autoriza todos os pedidos. O mundo se transforma num caos. Dentre as inúmeras tragédias que ocorrem, um chama a atenção: todas as pessoas acertam na loteria e ninguém ganha dinheiro algum.
Já imaginou que terrível seria se ao invés de nos dar o que necessitamos, Deus nos desse apenas o que pedimos? E pior, desse tudo que todos pedem o tempo inteiro?
Talvez você ache que as coisas devem ser resolvidas da forma A ou B, mas sem dúvida alguma você não está a par de todas as informações sobre o caso. Por mais que conheça parte da história, não conhece TUDO sobre ela, ao contrário de Deus. (Clique aqui para ler o artigo Olhe com os Olhos de Deus)
E, além disso, precisamos entender que os pensamentos dele, são bem mais altos que os nossos e seus caminhos bem melhores que os nossos. Há caminhos que aos nossos olhos parecem bons, mas levam a morte, no entanto Ele conhece todas as coisas.
Quer encontrar a verdadeira sabedoria?
Ouça mais e critique menos.Não é à toa que temos dois ouvidos e apenas uma boca.
Evite radicalismos e conceitos pré-formados. (Clique aqui para ler o artigo Buscando o equilíbrio vindo de Deus). 
Mas além de ouvir mais e estar aberto aos novos horizontes, entenda que Deus é sabedoria. Portanto, de nada serve debater com ele. Se discorda ou não compreende, peça ao Pai entendimento e visão, para que possa alcançar o raciocínio Dele.
E, principalmente, entenda que, por mais que você não compreenda; por mais que você discorde; por mais que você não aceite uma situação, saiba que TODAS AS COISAS COOPERAM JUNTAMENTE PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS.
Deus tem sempre o melhor para você!

Mas, bem aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. Mt 13:16

Comentários

  1. Pai me dai entendimento SENHOR... Me dai uma direção , me perdoa por esta afastada da tua presença e sei q o SENHOR conhece meu coração!!!! TE AMO DEUS DE AMOR NA MINHA VIDA!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário