Pular para o conteúdo principal

Você crê na soberania de Deus?


Todos são uníssonos ao repetir que Deus é soberano e Senhor do universo. No entanto, apesar de dizerem que acreditam nessa soberania, a grande maioria das pessoas não compreende o significado dessa palavra. Basta o menor indício de que as coisas não sairão de acordo com sua visão, para que comecem a contestar Deus. Ué, mas Deus não é soberano? Então de onde vem tanta contestação senão da incompreensão da posição ocupada pelo Senhor e por nós, seus filhos, sua criação?
O texto abaixo, retirado da revista ultimato edição 345, explica com muita clareza o que é a soberania divina e o que ela representa em nosso dia a dia:

Deus põe e dispõe. Ele faz e desfaz. Ele dá origem ao que quer e dá sumiço ao que quer. Ele se levanta e se abaixa. Ele anda e para de andar.

 Deus não é ditador. Não é um soberano eleito e empossado. Ele é naturalmente Senhor Supremo de tudo e de todos. É o Rei dos reis, o Senhor dos senhores. Ele é suficiente em si e para si. A sua soberania é intocável e infinita.


Ele manda o vento tumultuar o mar e a tempestade acontece. Ele manda o vento cessar de tumultuar o mar e a tempestade cessa. Ele manda um grande peixe tragar por inteiro o profeta e Jonas fica dentro do peixe três dias e três noites. Ele manda o grande peixe vomitar o profeta na praia e Jonas vai à grande cidade de Nínive e anuncia a mensagem de Deus ali. Ele manda uma planta crescer por cima da cabeça do profeta e Jonas se regozija com a sombra que a planta lhe proporciona. Ele manda um bichinho atacar a planta e Jonas quase desmaia por causa do calor. Ele ordena que o profeta pregue na capital da Assíria e Jonas percorre a cidade de ponta a ponta anunciando o juízo iminente de Deus. Ele tem pena da grande cidade de Nínive e retira a ameaça a ela dirigida.
Deus tem misericórdia de quem ele quer. Essa escolha soberana não depende do que a pessoa quer ou faz. Os gêmeos ainda estavam no ventre de Rebeca, ainda não haviam feito alguma coisa boa ou má, e Deus já havia escolhido Jacó e não Esaú (Romanos 9:10-13).
 Deus não pede conselho a ninguém nem realiza plebiscito. Ele pensa sozinho, ele resolve sozinho, ele age sozinho. Do contrário, ele não seria Deus.
Eu não chamaria Deus de Deus se ele não fosse soberano. Ele seria pequeno demais, a ponto de não chamar a minha atenção. Ele seria meu semelhante.
 


Portanto, crer na soberania de Deus não é apenas uma mera repetição de palavras. Afinal, a fé sem obras, ou seja, sem atitude condizente com aquilo que se acredita, é morta. 
Quem crê verdadeiramente na soberania de Deus o respeita, guardando seus limites como servo, submetendo-se tranquilamente a ele e buscando a sua vontade. Ele é o Senhor e nós somos seus servos. Ele é o comandante e nós os comandados. 
Então, precisamos lançar fora nossa empáfia, nosso orgulho, a fim de nos conscientizarmos de quem somos verdadeiramente

Comentários

  1. Oi Andréia, há algum tempo que acompanho você, gosto muito de suas narrativas e as posto no Facebook. Que Deus continue te usando para evangelizar. Abraçs

    ResponderExcluir
  2. Oi Andréia, desde o ano passado que acompanho suas narrativas, continue. Que o Espírito Santo continua a te usar para Evangelizar. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor, Carlos. Muito obrigada por fazer parte desse projeto abençoado e por nos ajudar a divulgar. Em nome de Jesus, continuaremos sim a levar as boas novas para todos aqueles que estão sedentos da palavra de Deus.

      Excluir
  3. Parabéns pelo seu trabalho de evangelização. Isso edifica a alma dos leitores e nos fazem buscar mais dessas menssagens quando estamos a procura de uma palavra para nossa alma. Que Deus conceda muita sabedoria a voce e continue nesta caminhada que tenho certeza que seras muito abençoada.

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz, Eliel. Muito obrigada pela visita e pelo comentário, saber que a palavra chegou até o coração de vocês é o que nos motiva a prosseguir dia após dia nesse trabalho. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário