Pular para o conteúdo principal

Quando Deus fecha as portas


Não é de hoje que muitos de nós (e porque não dizer a maioria de nós) oramos pedindo que Deus nos abra as “portas” ou as “janelas” dos céus, seja na área profissional, financeira, sentimental ou familiar.
Muitos também fazem propósitos e jejuns para que o Senhor tire todas as amarras e abra as portas em determinada área de sua vida.
Até aí tudo bem, não tenho absolutamente nada contra isso. Mas queria que você prestasse atenção no texto que está no livro de Apocalipse: “Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre.” (Apocalipse 3:7).
Repare bem que o texto diz: Jesus não só tem autoridade e poder para abrir as portas, mas também para FECHAR as portas. (Clique aqui para ler o artigo Você crê na soberania de Deus?)
Conheço muitas pessoas que dizem que “Deus só abre as portas” e o diabo só “fecha as portas”, mas isso não é verdade. O Único que tem TODO poder de abrir e fechar as portas é Jesus Cristo!
Preste muita atenção, pois a maioria das portas que se fecham em nossas vidas são fechadas justamente pelo Senhor.
Para muitas pessoas, uma porta fechada pode significar derrota, falta de fé, oração não respondida. Mas creio que seria melhor se as pessoas reavaliassem esse pensamento.
Muitas vezes aquele emprego que tanto queríamos não era da vontade de Deus. Não era o melhor para nossa vida e então Deus fechou a porta porque sabia que isso seria melhor para nós.
Não faz muito tempo um amigo meu me pediu que eu orasse por ele, pois estava surgindo uma oportunidade, segundo ele, para que ele tivesse um salário melhor. O emprego exigiria que ele viajasse a semana toda e poderia muitas vezes exigir que ele ficasse até quinze dias longe de casa. Mas, o salário era excelente.
Duas semanas depois esse amigo me procurou de novo. Ele estava muito aborrecido, pois não tinha conseguido esse emprego. Ele me disse que não entendia por que Deus não tinha “aberto essa porta” para ele.
Sentei com ele e perguntei como estavam as coisas na vida dele com relação aos filhos e a família. Ele me confessou que estava tudo bem com os filhos, mas que ele e a esposa estavam vivendo um momento de crise no casamento.
Então, fiz-lhe algumas perguntas, tipo: “Como você acha que ficaria o seu casamento se você passasse quinze dias longe da sua esposa?”; “O que você faria com o tempo livre que teria passando tanto tempo longe de casa, em uma cidade em que ninguém te conhece?”; “O que faria nas noites livres longe de casa?”.
Ele baixou a cabeça e refletiu bem. Logo em seguida confessou-me que em sua mente ele já tinha “inconscientemente” planejado alguns “bons momentos” longe da esposa. Não demorou muito tempo para ele perceber que a porta que havia se fechado era para que seu casamento pudesse ser salvo!


Guarde bem isso: uma porta fechada sempre significou segurança. 


Por que fechamos a porta da nossa casa, ou do nosso carro? Para que o ladrão não entre em nossa casa e não roube nosso carro.
Assim, muitas vezes Deus fecha determinadas portas em nossas vidas para que o diabo não entre e roube coisas preciosas de nossas vidas, como o nosso caráter, a nossa integridade, etc.
Infelizmente já vi muitos cristãos tendo sérios problemas na vida porque “forçaram” portas que Deus havia fechado. Eles sabiam que certas situações não eram da vontade de Deus, mas seu desejo, sua ganância e sua própria vontade fizeram com que com que eles arrombassem portas pelas quais jamais deveriam passar.
Da próxima vez que uma porta se fechar na sua vida, antes de reclamar ou murmurar, ore e pergunte ao Senhor quem foi que fechou essa porta!


......
Texto de autoria do Pastor Sérgio Müller

Comentários

  1. Amém pastor hoje me perguntava por que será que Deus permitiu que meu casamento não desse certo, mas também já entendo que Deus permite muitas situações para nos livrar de um sofrimento maior. Amém.
    Irene, Aracaju, Sergipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Irene. É isso aí, você está certíssima. Jesus nos disse: filhos, agora não sabeis o porque, mas um dia saberão. Muitas vezes, não compreendemos o porquê de certas coisas acontecerem, mas com o passar do tempo, ao olharmos para trás percebemos que Deus nos deu o melhor, embora tenha sido doloroso num primeiro momento. Que Deus te abençoe.

      Excluir
    2. Mas quando a porta se fecha no momento em que já estamos trabalhando e gostando do trabalho e esta porta se fecha como explicar isso...perdendo o trabalho por causa da calúnia e fofoca de invejosos?

      Excluir
  2. boa tarde...estou passando por momentos bem difíceis..parece que tudo esta perdido, então busquei ajuda e encontrei voces..estou bem alivida agora..obrigada pelas lindas palavras, tem ajudado muita gente.. as vezes acordo de madrugada e questiono ..senhor porque esta acontecendo tudo isso comigo? agora sim entendo..muito grata;; obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz Nayara. Que bom que alcançou o entendimento sobre suas lutas. Quando conseguimos entender o motivo pelo qual fomos colocados no deserto, então adquirimos aprendizado e com ele o crescimento espiritual. Isso é sinal de que já podemos sair da tribulação. Que Deus te abençoe ricamente.

      Excluir
  3. Bom para mim foram fechadas as portas e por isso estou passando por dificulades e bem dizendo um inferno mesmo, eu em oraçao me perguntei por que disso, eu entrei em depressao me sinto sozinho por causa disso ele fechou porta em um momento crucial para mim meu noivado esta se desmanchando apartir que minha vida financeira e no trabalho tambem entao ele me abandonou.

    ResponderExcluir
  4. Bom para mim se fecharam portas, e isso fez com minha vida vive se um verdadeiro inferno, em minhas oraçoes eu me pergunto por que, isso fez com que meu noivado entra se em crise, financeiro e meu trabalho tambem, eu estou com depressao bom se fechou para que isso tudo entao se fecha para a gente nao ter infelicidade se isso me casou infelicidade bem maior, agora que vi o texto fiquei mais triste ainda isso e muito cruel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Marcio. Bom, se após ler esse texto você chegou a conclusão de que Deus é cruel, eu só posso entender duas coisas: que você não compreendeu o texto ou que você está rejeitando a proteção de Deus.No primeiro caso, sugiro que leia novamente e com calma. Mas se for o segundo, tudo bem também, afinal, Deus nos dá o livre arbítrio e podemos, inclusive escolher por algo que Ele já sabe que não é bom para nós.
      Mas não confunda qualquer tempestade com portas fechadas. É necessário que as lutas venham, para que através dela alcancemos o crescimento espiritual.
      Sugiro a leitura do seguinte artigo:

      http://www.deusquerfalar.com.br/2015/06/a-mudanca-que-voce-espera-so-depende-de.html#uds-search-results

      Deus te abençoe

      Excluir
  5. Eu continuo muito magoada, tento aceitar, oro mas não consigo entender. Sei que tive uma vida torta, eu que tenho hj 24 anos nunca fui evangélica porem sempre tive muita fé em Deus. Em um período atrás resolvi conhecer varias outras religiões, fiz parte da cultura espirita cigana. Fui morar com um rapaz que tbm fazia parte de lá e fui infeliz por 9 meses com ele, minha vida profissional era boa, conseguia tudo que eu queria, depois que eu resolvi sair dessa religião, larguei o rapaz que eu morei pq não era feliz com ele, perdi emprego perdi tudo. Hj moro com minha mãe, tenho muita fé em Deus vou a igreja as vezes, oro todos os dias, me coloco de joelho para falar com Deus, leio a bíblia e tento fazer o melhor pelas pessoas, devido a minha fé ate minha mae e meu padrasto que não frequentavam religião nenhuma tbm vão a igreja e mudaram certos habitos. Mas a minha vida não anda, continuo sem emprego, vivo dependendo e não consigo fazer nada da minha vida. Fiz cursos e tecnico, meu currículo é bom e não consigo nem para trabalhar em mercado. To sem saber oq fazer, eu aceito que isso seja vontade de Deus, mas não entendo. Perdi oportunidades de ouro, sem nem saber pq. Não sei mais oq fazer, só da vontade de chorar. Não consigo enxergar oq ta acontecendo na minha vida. Me sinto um lixo que só da despesas, pq nem ajudar ei posso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Miriã. Entendo sua dor. Sei o que é passar por um deserto. Mas aprendi que o que Deus mais espera de mim é que eu confie nele e entregue o controle de minha vida nas maõs dele. É muito difícil não ter o controle e ainda assim crer que tudo irá bem. Mas isso é fé.
      E sem fé é impossível agradar a Deus.
      Portanto, por mais que as circunstâncias pareçam ser desfavoráveis não desista de Deus, não desista de sua fé, pois Ele tem bençãos para sua vida. Essas bençãos chegarão até você no tempo de Deus e não no seu tempo.
      Eu sugiro que você leia e reflita sobre a história de José do Egito. Através desse relato você compreenderá que algumas vezes Deus nos faz atravessar um longo deserto, para que possamos desenvolver as capacidades necessárias para administrar a benção que Ele entregará em nossas mãos.
      Deus te abençoe e se precisar de apoio e oração, estamos aqui.

      Excluir
  6. Excelente matéria! Confesso que também estou vivendo momentos difíceis, pois perdi o emprego. Entretanto, o que tenho me perguntado, é por que mesmo tendo um bom currículo, inclusive com pós-graduação e alguns prêmios ganhos durante minha vida, não consigo estabilidade profissional. Vejo pessoas ímpias prosperando financeiramente e eu, que me preocupo em fazer a vontade de Deus, dizimista fiel, não tenho conseguido esse êxito. Portas que estavam praticamente certas de se abrirem, fecharam na última hora. Eu tenho me perguntado se essas portas que se fecharam não seriam livramentos de Deus. Creio que seja necessário passarmos pelo deserto, pois é lá que o Senhor tratará nossa alma e é lá também que os milagres acontecerão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Fábio. Sim, eu creio que muitas portas são fechadas por livramentos de Deus, mas também creio que muitas vezes somos nós quem devemos fazer algo para mudar nossa situação. Sugiro a leitura do artigo disciplina é liberdade. Segue o link:

      http://www.deusquerfalar.com.br/2016/07/disciplina-e-liberdade.html

      Deus te abençoe.

      Excluir
  7. Olá bom dia, muito bom texto, peco que ore por mim estou passando por uma batalha na minha vida financeira, portas todas fechada e trancada, corro atrás e nada, oro a Deus mais parece que Deus não mim ouvi. Mais continuo a pedir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, estaremos orando por você, não desista. Deus é contigo.

      Excluir
  8. Peço orações, pois nada tem dado certo na minha vida e as portas estão se fechando uma a uma. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Eduardo. Estaremos orando por sua vida, mas tenha fé, Deus está no controle e Ele quer o melhor para você. Todas as coisas cooperam conjuntamente para o bem daqueles que amam a Deus.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog