Pular para o conteúdo principal

A bíblia não é oráculo


O manuseio honesto do texto no contexto é a maior ajuda que alguém pode dar a si mesmo, no sentido de compreender a mensagem da Bíblia. Confiar em acaso, sorte, destino ou qualquer “ajuda extra”, no fim das contas só prejudica a compreensão da Palavra. Não adianta concorrer numa espécie de “loteria bíblica”: a grande maioria sai perdendo.
Imagine o que acontece com alguém que abre a Bíblia em qualquer lugar e lê: “Então Judas, … retirou-se e foi enforcar-se” (Mt 27.5). O leitor desconfiado da mensagem abre em outro texto, buscando confirmação, e lê: “Vai e procede tu de igual modo” (Lc 10.37). Assustado, tenta mais uma vez, na esperança de ouvir uma ordem mais suave. Abre o livro uma terceira vez, cheio de expectativa e lê: “O que pretendes fazer, faze-o depressa” (Jo 13.27)!
Os exemplos extremos dados acima não são uma descrição exagerada dos perigos de não estudar o contexto de um texto bíblico. Toda vez que tratamos a Bíblia como se fosse uma lista de oráculos desvinculados de qualquer relacionamento com o contexto, o resultado é algo perigoso.
- Bost, Bryan e Álvaro César Pestana Do Texto À Paráfrase – “Como Estudar a Bíblia”, São Paulo: Editora Vida Cristã, 1992, pp. 31-32.

Esse texto nos alerta para uma situação muito comum em nossos dias. Pessoas, no anseio de ouvir a voz de Deus, abrem a bíblia aleatoriamente esperando que o versículo que se abrir diante de seus olhos será uma mensagem divina, justamente por não ter sido escolhido voluntariamente.
Certamente você já viu as famosas caixinhas de promessas, as quais contém inúmeros versículos que são tirados diariamente um a um. 

Queridos, Deus não fala assim.

Deus é uma pessoa e fala quando ele quer falar e não quando nós decidimos que queremos ouvi-lo. (Clique aqui para ler o artigo O silêncio de Deus).
A bíblia é a palavra de Deus e ao lê-la em qualquer parte, seja no antigo ou no novo testamento, você estará tendo um contato direto com a voz de Deus, independentemente da forma como foi feita a escolha do texto. (Clique aqui para ler o artigo Será que a bíblia é realmente a palavra de Deus?)
Portanto, ao invés de buscar maneiras e mais maneiras de se iludir, tenha um relacionamento pessoal com Deus. Crie intimidade com Ele e então conseguirá ouvir a voz Dele diretamente em seu coração, sem precisar fazer qualquer sorteio. (Clique aqui para ler o artigo Você já falou com Deus hoje?)
Não crie ilusões. Crie um relacionamento concreto de amor, amizade e cumplicidade com o Pai.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quando tudo parece estar perdido

Primeiramente é indispensável esclarecer uma coisa: nada nunca está perdido. Nunca se deixe abater pelas circunstâncias da vida. Não importa o que você está passando, Deus está sustentando você. (Clique aqui para ler o artigo Deus sempre tem uma saída)
Talvez nos momentos difíceis o desespero não permita que seus olhos carnais enxerguem a realidade dos fatos. Mas após as lágrimas, após o susto, pare um minuto, respire e olhe ao redor.
Deus está aí com você, providenciando o escape dessa provação.
Acredite, você é privilegiado. Ninguém está livre de passar por dificuldades, mas aquele que volta os seus olhos para o Senhor tem a vantagem de ter a presença do Pai ao seu lado.
E não há nada melhor do que receber o afago de Jesus Cristo. Não há nada comparado ao consolo vindo direto do Espírito Santo.
É dolorido passar pelas provas da vida? É sim, mas Deus vai tratando e curando cada ferida aberta, basta permitir que Ele faça isso.
Parece que não há solução? Não importa qual é o teu probl…

Uma carta para Deus

Amado Deus, o Senhor nunca disse que a caminhada seria fácil. O Senhor avisou que as aflições viriam. Mas não imaginei, Pai, que seria tão difícil, tão doloroso e até mesmo, desesperador caminhar pela porta estreita.
Quantas vezes, Senhor, o medo foi tão intenso que me impediu, até mesmo, de me mover. Quantas vezes, Senhor, chorei lágrimas amargas, desesperadas, sem expectativa de solução. Quantas vezes, Senhor, tive vontade de sumir, matar e morrer.
Eu sempre soube que o Senhor era comigo, mas não entendia sua inércia. Me perguntava quanto o Senhor se levantaria do trono para me livrar daqueles que tentam me destruir.
Tentei agir por mim mesma. Tentei fazer do meu jeito. O resultado foi mais dor, sofrimento e desespero. Minha oração era sempre a mesma: por quê? O que fiz? O que deixei de fazer? A tua resposta era sempre o silêncio. Pelo menos era o que eu achava...
Eu sabia que todas as respostas que eu precisava estavam na tua palavra, mas eu lia, buscava e nada encontrava. Era inú…

Aprendendo a passar pelo deserto

Deserto é um local onde a chuva é um evento raro. Por conta disso, a baixa umidade associada ao calor extremo fazem com que a vida humana, bem como a da maioria dos animais se torne árida e difícil.
Algumas vezes passamos por situações em nossas vidas que se assemelham ao deserto. A aridez começa a tomar conta de tudo ao nosso redor, causando um sofrimento que parece ser interminável, pois não conseguimos ver, diante de nós, nem sinal da chuva de Deus.
Todos nós passamos por vários desertos ao longo de nossas vidas. Na infância, na adolescência, na juventude etc. A passagem pelo deserto é algo recorrente e, quase sempre, inesperada. Isso faz com que nos perguntemos o porquê de passarmos pelo tantas dificuldades.
Por mais estranho e difícil que pareça, a passagem por um deserto indica a chegada de grandes bençãos de Deus para nós.
Basta olharmos a bíblia e veremos que, antes de receber uma grande benção os servos de Deus sempre tinham que atravessar um grande deserto. Por exemplo, os h…

Deus sempre tem uma saída

Você já foi surpreendido por algo inesperável, ou, pior, desagradável? Não podemos ignorar a realidade. O mundo está aí e ninguém pode dizer que tudo é perfeito. O mal também existe. As calamidades, os desconfortos, os imprevistos... Tudo isso pode nos pegar de surpresa.
O dia está só começando, e o que será que surgirá na sua frente hoje? Você estará preparado para alguma surpresa? Se ela for agradável creio que será bem vinda. Mas e se as notícias não forem boas, como você vai reagir?
Quando o servo do profeta Eliseu despertou naquela manhã, talvez ele pensasse que seria mais um dia como outro qualquer. Mas quando abriu a porta da casa onde habitava e viu que a casa estava cercada pelos exércitos sírios que tinham vindo para prender Eliseu, o susto foi grande. Ele não esperava por aquilo logo de manhã. Sua reação foi imediata: Ficou apavorado! Correu até o profeta e disse: “Ai! Meu Senhor! Que faremos?” (2 Reis 6:15).
O homem de Deus acalmou seu coração dizendo-lhe: “Não temas; porque …

Não resista ao perverso

“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado". (Mateus 5.33-42)
ENTENDENDO OS ENSINOS DE JESUS

Estará Jesus propondo uma terra sem lei e sem justiça?
Estará Jesus declamando poemas para as multidões?
Será Jesus um mestre que não conhece a realidade humana?
Estarão os cristãos de hoje desobrigados a cumprir instruções já superadas?
Antes de acharmos que estas palavras saíram de algum gabinete de um pastor alienado, vamos compreendê-las à luz do seu tempo.

A expressão "Olho por olho e dente por dente" (verso 38) vem do Antigo Testamento e tinha o objetivo de promover uma justiça retribuitiva, em lugar de uma vingança desenfread…

Venha como estás

Porque aquele que vier até mim, eu Jamais o lançarei fora. Jo 6:37 É um grande engano pensar que para seguir a Cristo é necessário mudar, ser mais correto, deixar de beber, fumar etc. Esse é um pensamento que impede muitas pessoas de se aproximarem de Deus.  Esse mesmo pensamento equivocado também gera uma falsa crença de que ouvir e buscar a presença de Deus é algo "careta", pois é um ato que traz muitas limitações.
Mas isso não é verdade.
Para se aproximar de Deus não é necessário nada além de VONTADE.

Quando Deus fecha as portas

Não é de hoje que muitos de nós (e porque não dizer a maioria de nós) oramos pedindo que Deus nos abra as “portas” ou as “janelas” dos céus, seja na área profissional, financeira, sentimental ou familiar.
Muitos também fazem propósitos e jejuns para que o Senhor tire todas as amarras e abra as portas em determinada área de sua vida.
Até aí tudo bem, não tenho absolutamente nada contra isso. Mas queria que você prestasse atenção no texto que está no livro de Apocalipse: “Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre.” (Apocalipse 3:7).
Repare bem que o texto diz: Jesus não só tem autoridade e poder para abrir as portas, mas também para FECHAR as portas. (Clique aqui para ler o artigo Você crê na soberania de Deus?)
Conheço muitas pessoas que dizem que “Deus só abre as portas” e o diabo só “fecha as portas”, mas isso não é verdade. O Único que tem TODO poder de abrir e fechar as portas é Jesus Cristo!
Preste muita …