Pular para o conteúdo principal

Cultive a paciência


Muitos leitores tem entrado em contato pedindo ajuda, por acreditarem que Deus os abandonou em meio a um deserto. (Clique aqui para ler o artigo Aprendendo a passar pelo deserto)
Desesperados, por acreditarem que seus problemas não tem solução, há até quem pense em dar cabo a própria vida. Amados, essa não é a vontade de Deus e, muito menos, a solução que vocês buscam.
A palavra de Deus é clara: há um tempo certo para todos os propósitos debaixo do céu (Ec 1:1).
A verdade é que todos estamos contagiados pelo imediatismo dos últimos dias. Ninguém mais tem paciência e pior, ninguém mais cultiva essa virtude. É preciso entender que, assim como é necessário que as feridas sejam abertas para que haja cura, é necessário entender que é preciso esperar algum tempo, até que o tratamento tenha efeito. Se você fizer um corte em seu braço neste exato instante, por mais que passe todos os medicamentos indicados para a cicatrização, isso só vai acontecer após alguns dias. O tempo de cicatrização irá variar de acordo com a extensão e profundidade do corte.
Assim também ocorre no mundo espiritual. Para que tenhamos um crescimento espiritual, ás vezes é necessário que sejam feitos alguns cortes em nossas vidas. Eles causam dor e a cicatrização da alma leva algum tempo, mas no fim a cura é certa, trazendo consigo a experiência, a maturidade e o melhor de tudo: a intimidade com Deus.
Talvez você esteja se perguntando: o que faço agora? Por que isso aconteceu justo comigo?
A questão é que não se trata de você ou de algo que você tenha capacidade de fazer. Algumas vezes a solução do problema está bem distante de suas mãos. Sim, você terá que abrir mão do controle. (Clique aqui e para ler o artigo Não desanime).
Mas abrir mão do controle não é sinal de desistência ou fraqueza e sim de confiança em Deus.
A primeira vez que li o antigo testamento eu me surpreendi bastante com a atitude incrédula dos hebreus. Mesmo tendo presenciado o mar se abrir, o maná descer do céu, a coluna de fogo durante a noite e a nuvem durante o dia, mesmo tendo presenciado o constante amor de Deus eles apostataram da fé e seguiram atrás de outros deuses. Eu critiquei duramente aquela conduta e pensava que se fosse eu no lugar deles e tivesse visto o que eles viram, jamais abandonaria Deus. Eu acreditava realmente que a maioria dos cristãos de hoje em dia seria mais fiel a Deus se presenciasse maravilhas daquela magnitude. Foi quando Deus me disse:

"Filha, a todo tempo eu me manifesto aos meus filhos. São eles que não querem ver ou ouvir a minha voz. A geração de hoje presenciou e presencia, diariamente milagres ainda maiores do que aquela geração que foi retirada do Egito, e ainda assim me negligenciam."

Num primeiro momento, foi difícil aceitar essa exortação de Deus. Mas parei por um instante e analisei quantas manifestações de Deus eu já havia presenciado. Foram muitas. E ainda assim, eu acreditava que as que estavam no velho testamento eram maiores...
Nós seres humanos somos assim, esquecemos com facilidade as coisas boas que recebemos e seguimos enfatizando as ruins. Pare um instante e reflita em todas as coisas boas que Deus já fez para você e aqueles que estão ao seu redor. (Clique aqui para ler o artigo Um dia para o Senhor).
Tenho certeza que após alguns instantes irá se recordar de várias, mas, caso não se recorde eu falarei apenas uma, que vale por todas as outras: mesmo sendo rejeitado por nós, Deus enviou o seu único filho para morrer na cruz, como expiação de nossos pecados.
Talvez não compreenda exatamente a magnitude desse gesto, então imagine: em um país distante, você está em uma rua e, sentindo fome, rouba algumas coisas para comer e é flagrado em pleno delito. A pena para roubo é a morte. No entanto, enquanto você está sendo levado para o local da execução, um desconhecido se oferece para ser executado em seu lugar. Alguém que você nunca viu, alguém que você não tem amizade alguma e sequer teria amizade. Alguém que é inocente, mas que, para te salvar, se entregou a morte. Ele não se importou com a sua culpa, ele não se importou com o fato de você não ser amigo dele, ele apenas te amou com toda a profundidade de seu ser.
Foi isso que Jesus fez por nós. Ele não precisaria fazer mais nada a nosso favor, pois sofreu muito por nossa causa. Mas ainda assim, ele tem prazer em cuidar de nós, dia após dia. (Clique aqui para ler o artigo A graça divina e Deus tem muito mais para você).
Portanto, é preciso cultivar a paciência. Esperar em Deus é o melhor.
O desespero não nos leva a lugar algum, apenas nos afasta de Deus.
Não devemos ser como aquela geração murmuradora, pois por causa da murmuração eles levaram quarenta anos para atravessar um deserto, sendo que o tempo para percorrer aquela distância era de apenas dez dias. Sua murmuração prolonga sua travessia pelo deserto.
Que todos os dias a nossa postura seja paciente e confiante em Deus e que não sejamos influenciados por nossos problemas para murmurar contra o Pai, pois está escrito: Em tudo dai graças. (1 Ts 5:18)

Comentários

  1. Essas palavras me deram uma certa paz! Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Charliston. É difícil e doloroso atravessar um deserto. Geralmente nossa visão fica prejudicada pelas nuvens do sofrimento e não conseguimos enxergar muito além de nossos problemas. Mas é nessa hora que a fé tem que estar presente. Fé não é sentimento, é decisão. É a certeza de que embora não consigamos ver, Deus nos ama e não nos abandona em nenhum momento. Nunca se esqueça de que, por mais difícil que seja a provação, TODAS as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Não conheço a tua luta, mas seja ela qual for, saiba que, embora você talvez não compreenda agora, essa batalha é para o seu bem. Deus é mestre em transformar toda a maldição em benção.

      Excluir
    2. Estava precisando destas palavras! Obrigada de coração!

      Excluir
    3. Graça e paz, Tere. Feliz em saber que Deus acalmou o teu coração, que Ele te abençoe ricamente.

      Excluir
  2. DEUS SEJA LOUVADO SEMPRE, ESTOU PASSANDO POR GRANDE DIFICULDADE FAMILIAR, TIVE UMA VIDA MUITO COMPLICADO, TRAIÇÕES E MUITAS DISCUSSÕES COM MINHA ESPOSA, TUDO AGRADANDO O MUNDO E NADA A DEUS. POR FIM VEIO A PIOR PARTE, A DESTRUIÇÃO DE UMA FAMÍLIA COM 3 CRIANÇAS E O SOFRIMENTO DE ESTAR PERDENDO ISSO TUDO, A CONVIVÊNCIA COM MEUS FILHOS A MINHA ESPOSA QUE EU DESCOBRI QUE TANTO AMO ( MAS QUE O AMOR DELA POR MIM PARECE TER CHEGADO AO FIM DEPOIS DE TANTOS COISAS RUINS QUE PASSAMOS) ATRAVÉS DESSE SOFRIMENTO INSUPORTÁVEL COMECEI A PROCURAR A FALAR COM DEUS E ANALISAR O MUNDO QUE EU VIVIA, E FUI PERCEBENDO QUE NADA DO QUE EU ESTAVA FAZENDO ALÉM DE NÃO AGRADAR DEUS ME DEIXAVA COM A CONSCIÊNCIA PESADA, AQUELA SENSAÇÃO RUIM POR DENTRO, HOJE 14/12/2013 FAZEM 16 DIAS QUE ESTAMOS SEPARADOS VIVENDO NA MESMA CASA, MAS UMA COISA ACONTECEU DEUS ESTA MUDANDO MEU CORAÇÃO E COMECEI IR PARA A IGREJA E CONFIO QUE VOU FICAR FIRME NA PALAVRA E QUE DEUS VAI DAR UMA SOLUÇÃO PRA TUDO ISSO E EM BREVE TENHO PLENA CONVICÇÃO QUE DAREI MEU DEPOIMENTO AQUI NO SITE CONTANDO A MARAVILHA QUE DEUS FEZ EM MINHA VIDA. OBRIGADO PELAS PALAVRAS, DEUS SEJA LOUVADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Vagner. Que lindo seu testemunho. É muito gratificante quando vemos a transformação que Deus pode proporcionar em um coração quebrantado e não tenha dúvidas de que ele pode transformar toda a tristeza em alegria e benção. Ele é especialista nisso. Sugiro que leia o livro "O desafio do Amor" e faça para sua esposa. É um grande instrumento de restauração de casamentos. Afinal, se o sentimento que ela tinha por você está no fim, Deus pode restaurar o amor, que não é sentimento e sim decisão. Siga firme no teu propósito, Deus vai honrar a tua fidelidade. E estaremos aguardando o seu depoimento, para edificar a fé dos nossos amados irmãos. Deus te abençoe.

      Excluir
  3. Esta palavra me trouxe muita esperança.Eu pedi pra Deus falar comigo e ele não só falou como me colocou em seus braços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Josiane. Que bom que seus ouvidos estavam sensíveis para ouvir a voz de Deus. Siga firme na corrida que foi marcada para nós, pois Ele é sempre contigo.

      Excluir
  4. OBRIGADO ANDREIA, DEUS ESTA COLOCANDO AS PALAVRAS EM SUA BOCA PARA FALAR COMIGO, VOU LER SIM O LIVRO QUE VC ME INDICOU, AGRADEÇO DE CORAÇÃO, SÓ PRA MOSTRAR A FORÇA DE DEUS DO DIA DO MEU PRIMEIRO DEPOIMENTO PRA HOJE, EU E MINHA FAMÍLIA PASSAMOS POR MUITAS APROVAÇÕES MUITO DIFÍCEIS DE SUSTENTAR SE NÃO TIVESSE AO LADO DE DEUS. MAS AS COISAS ESTÃO COMEÇANDO A MUDAR E TENHO FÉ QUE DEUS VAI TRANSFORMAR TUDO DE RUIM E SOFRIMENTO QUE PASSAMOS EM AMOR E ALEGRIA E LOUVANDO SEMPRE A DEUS.
    EU TE AMO MEU DEUS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus, Vagner!!! Realmente, quando nos entregamos totalmente a Deus não há como a tempestade não cessar. Leia sim o livro, tenho certeza que vai abençoar muito você e sua esposa. Continuaremos intercedendo por vocês, que Deus os abençoe ricamente.

      Excluir
  5. Era disso que eu estava precisando! Pesquisando palavras de Deus encontrei essa pagina, linda que fez eu percebe nessa belas palavras que Deus não me abandonou, que ele esta aqui que é só eu ter paciência que tudo acontece no tempo dele! Obrigado Andréia pelas belas palavras me confortaram muito. Deus continuei te abençoando

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz, Naana. Fico feliz por saber que a palavra desta reflexão alcançou o seu coração. Que essa semente possa crescer e dar muitos frutos. Siga firme na caminhada, em nome de Jesus. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Andréia, estou desesperada, estou ficando desacreditada da vida, tudo dar errado para mim, às vezes penso em se matar, mas penso logo em minha mãe, na tristeza dela. Estou desempregada sem dinheiro pra nada. Apareceu-me um trabalho, mas não era honesto, então não aceitei, preferi ficar desempregada mesmo, esperando na graça d senhor encontrar um trabalho digno do senhor. Recentemente tive um sonho com Jesus Cristo, sonhei que o via sorrindo pra me, aí eu falava olha Jesus, nesse momento ele estava sorrindo pra me, aí eu ia até ele, e o abraçava bem forte sorrindo, depois eu acordava e via que era um sonho. Gostaria de saber de você Andreia o que esse sonho pode me dizer. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Graça e paz, Maria. Creio que você não teve um sonho e sim uma visão do mundo espiritual, através da qual pôde ter a consciência da constante presença de Jesus em sua vida, mesmo em meio as tribulações. Portanto, tenha fé e não desista, pois Deus está contigo! Jesus disse que no mundo teríamos aflições, então não se iluda com uma visão simplista de vida, onde tudo acontece perfeitamente. Afinal, se não houvesse a tristeza, não conheceríamos a alegria. Se não houvesse a doença não conheceríamos a saúde. Se não houvesse a guerra, não entenderíamos a paz. As dificuldades nos trazem ensinamento, fortalecem nosso espírito. Não se afobe. Não sei há quanto tempo você está passando pela tempestade, mas você deve perseverar! Abraão esperou 24 anos para alcançar uma benção. Moisés ficou no deserto por 40 anos. Entenda que o desespero, a desistência, a murmuração ou a lamentação não te darão a vitória. Já a paciência, a dedicação e a perseverança sim. Deus diz:"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
    Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. Ainda não resististes até ao sangue, combatendo contra o pecado." Hebreus 12:2-4
    Olhe para Jesus e veja o que ele suportou por você! O mesmo espírito que agiu na vida dele, age agora em você. Tome posse dessa palavra e siga em frente, buscando a Deus. Pois está escrito: buscai primeiro o reino de Deus e todas essas coisas te serão acrescentadas. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário