Pular para o conteúdo principal

Não seja orgulhoso




Em Gálatas 5:19-21 a bíblia nos ensina que o orgulho é uma das muitas obras da carne, ou seja, uma das muitas fraquezas da natureza humana. Porém, enquanto algumas são mais visíveis e condenáveis, como o homicídio, o orgulho é discreto. Isso faz com que algumas vezes ele se torne quase imperceptível, de tão bem que conseguimos disfarçar os sentimentos produzidos por ele.
É aí que mora o perigo. 
Afinal, se não percebo o orgulho, se acho que ele não existe, não tenho como combatê-lo.
A verdade é que, embora ninguém goste de admitir, o orgulho é uma das características mais afloradas no ser humano.  Mesmo aqueles que se dizem extremamente humildes no fundo são extremamente orgulhosos.
Pare um pouco e analise: já reparou que quando somos confrontados ou contrariados raramente nos calamos e sempre procuramos responder a altura? (Clique aqui para ler o artigo Ter razão não traz felicidade).
Agimos de forma totalmente diferente daquela que Jesus nos orientou: não damos a outra face; de forma alguma amamos nossos inimigos; não desprezamos a afronta, nem mesmo com a promessa de vitória em Jesus. Não, nada disso. Queremos rebater tudo, aqui e agora. Tal qual em uma luta de MMA. É bateu levou.
Não é nada agradável nos sentirmos inferiores aos nossos semelhantes, não é mesmo?
Pois é exatamente essa a questão. O que é esse sentimento de rancor e inferioridade diante de certos atos e acontecimentos, senão orgulho ferido? Essa  necessidade de revanche, de revidar o mal que recebemos não é nada além disso: orgulho ferido.
Nos sentimos mal porque nossa idéia não foi aproveitada, porque fomos deixados de lado, porque as coisas não foram feitas da maneira que achamos mais adequada, porque recebemos uma resposta atravessada etc.
Sim, infelizmente o ser humano é muito orgulhoso e admitir essa verdade é o primeiro passo para vencer essa fraqueza, pois somente a partir do momento que reconhecemos nossa dificuldade, temos como buscar meios para superá-la.
Portanto, após admitir que você é orgulhoso, entenda que você não precisa ser escravo do orgulho. Você não precisa ser escravo das suas fraquezas, pois Jesus entregou a própria vida na cruz do calvário para que fôssemos livres. Agora nenhuma das fraquezas da carne podem nos dominar, porque estamos debaixo da graça de Deus. (Rm 6:14)
Talvez você esteja se perguntando: se Jesus me libertou, então por que eu ainda tenho tantas fraquezas, dentre elas o orgulho? Muito simples: Jesus nos libertou sim , mas não é possível tomar posse ou manter essa liberdade de forma automática. É necessário uma ação, um comportamento positivo para se apossar dessa liberdade. 
Quando você ganha um presente, o que faz? Pega e coloca ele de lado? Claro que não! Você o desembrulha, abre vê o que é e o pega para você.
O mesmo acontece com a liberdade que Jesus nos deu. Ela é um presente maravilhoso, mas precisa ser desembrulhado, aberto e usado com habitualidade, pois foi para a liberdade que Cristo nos libertou! Portanto, devemos permanecer firmes e não nos deixarmos submeter novamente a um jugo de escravidão (Gl 5:1). 
Sim, se não praticarmos a liberdade que Jesus nos deu, podemos perdê-la!
É por isso que talvez nesse momento você esteja vivendo amarrado em suas fraquezas. 
Mas, se este é o seu caso, não se desespere. 
A melhor notícia de todas é que o presente que Jesus nos deu, a liberdade, não estraga nunca. Não passa da validade, não se perde, não quebra. Então, se você não está usando seu presente, você pode fazer isso agora mesmo! Vá para um local tranquilo, onde possa ficar a sós com Jesus. Chegando lá, ore, abra seu presente e comece a utilizá-lo imediatamente!
Não seja mais refém do orgulho ou outra fraqueza qualquer. Seja verdadeiramente livre. (Clique aqui para ler o artigo Seja Livre)
E lembre-se de que Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. (Mt 5:5)
Você pode ser diferente. Você pode ser como Jesus, basta apenas você querer, pois Ele nos deixou todos os instrumentos necessários para seguirmos os seus passos.
E então? Que tal ir agora mesmo abrir o seu presente?

Comentários

  1. Essa é uma das dificuldades q ainda tenho encontrado: controlar o orgulho q ainda habita em mim. E confesso q isso tem prejudicado bastante a minha caminhada com Cristo e com as pessoas à minha volta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Nandinho. O bacana é que você já reconheceu que essa é uma fraqueza sua, agora é muito mais fácil superá-la. Ore! Deus nos dá tudo o que pedimos, quando o objetivo é glorificar o nome dele. Em nome de Jesus, muito em breve você estará com o espírito fortalecido e não mais se sujeitará as fraquezas da carne. Deus te abençoe.

      Excluir
  2. amei essa palavra é vinda diretamente dos céus..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Ianae. Fico feliz que Deus tenha falado ao teu coração, muito obrigada pela visita e pelo comentário. Deus te abençoe.

      Excluir
  3. Uma mensagem muito valiosa da parte de Deus através destas palavras abençoadas!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Amém, que Deus te abençoe, Aurelio. Muito obrigada pela visita e pelo comentário.

      Excluir
  5. nossa acabei de conhecer esta pg parabéns continue sendo esse instrumento da verdade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário