Pular para o conteúdo principal

Evite as tempestades



A maioria de nós sempre que ouve que uma tempestade está se aproximando busca um lugar seguro para se refugiar ou toma todas as precauções para não sofrer com as consequências que uma tempestade pode causar.

Paulo estava sendo levado para Roma a fim de ser julgado. Após semanas de navegação, chegaram a um lugar chamado Bons Portos, onde o navio atracou. Dali, eles deveriam seguir viagem. Ele avisou ao oficial romano encarregado dele de que não seria seguro seguir viagem, pois ele estava “vendo” que a viagem seria perigosa. Paulo sugeriu que passassem o inverno ali, dizendo-lhes: “Senhores, vejo que a navegação há de ser incômoda, e com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas" (Atos 27:10).

Não sabemos ao certo se Paulo sentiu dentro de si aquilo que costumamos chamar de intuição ou se havia outros fatores mostrando-lhe que a viagem não deveria prosseguir.

Mas o oficial romano foi consultar o capitão e o dono do navio, pessoas mais experientes, e estes disseram que isso era bobagem e que poderiam seguir viagem tranquilamente. O oficial acreditou mais na palavra dos marinheiros e seguiram viagem.

No começo parecia que ia tudo bem, mas, de repente, viram-se no meio de uma tempestade assustadora. Paulo não resistiu e disse: “Senhores, na verdade era preciso terem-me atendido e não partir de Creta, para evitar este dano e perda.” (Atos 27:21).

Que coisa! Como a história se repete! Na maioria das vezes em que nos vemos em meio a tempestades, olhamos para trás e vemos que Deus usou alguém para nos avisar de que deveríamos ficar nos “Bons Portos”.

Mas também na maioria das vezes que colocamos na cabeça que é por aqui que devemos ir, quem é que tira isso de nós? Confundimos obstinação com convicção.

Quando colocamos na cabeça que é por aqui que devemos ir, palavras como as de Paulo soam como palavras de derrota e pessimistas. Muitas vezes não sabemos distinguir palavras que são verdadeiros avisos de Deus para nós, a fim de nos livrar de tempestades que vêm pela frente.

O duro é ter que ouvir depois: “Eu te avisei”. O duro é lembrar o quanto estava tudo tão bem lá em “Bons Portos”. “Custava eu ter esperado um pouco mais?”. O duro é ver a carga sendo jogada ao mar. Quanto prejuízo, tudo por causa da minha precipitação.

Mas que bom saber que Deus não nos abandona! Paulo disse a eles: “O navio vai afundar, mas ninguém vai morrer”. Em outras palavras, ele estava dizendo que, de fato, o navio “já era”, nem adianta orar para que ele não afunde, pois ele vai afundar, mas vamos escapar dessa.

Se entrarmos numa viagem que não deveríamos, que poderíamos ter esperado e que por isso sofremos as conseqüências de nossas escolhas, ainda assim podemos contar com a misericórdia de Deus. O navio afundou perto de uma ilha e todos puderam se salvar.

No meio das tempestades que muitas vezes nós mesmos buscamos, podemos ter certeza de algumas coisas:

Primeiro: Certas tempestades poderiam ter sido evitadas, mas como agora estamos no meio dela, temos que confiar em Deus que em breve ela vai passar, mas enquanto isso teremos de aguentar firmes, mesmo sofrendo as conseqüências da nossa insensatez.

Segundo: Deus é poderoso para nos fazer sair do meio dessa tempestade, mas Ele provavelmente deseja que aprendamos que da próxima vez não sejamos tão teimosos.

Deus quer que aprendamos a lição e sejamos mais prudentes e menos obstinados. E como disse Salomão: "O avisado vê o mal e esconde-se; mas os simples passam e sofrem a pena." (Provérbios 27:12).

E mais uma coisinha: Antes de tomar qualquer decisão, fique atento aos avisos que Deus possa estar te enviando hoje, ou nos próximos dias. Talvez até Deus, de alguma forma, já te mostrou outra direção, mas você ainda está teimando em seguir o seu próprio curso. Se for assim, ainda dá tempo de você mudar seus planos. Faça isso antes que as coisas fujam do seu controle.
---------
Texto de autoria de Pr. Sérgio Müller

Comentários

  1. esse texto me apareceu em um momento mais que perfeito valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Como Deus é lindo... grande palavra, Deus falou profundamente ao meu coração era o que eu estava precisando ouvir. Há dias estava buscando a vontade de Deus em minha vida em relação a algo que preciso definir e hoje o Senhor esta me dizendo. Filhã, não faça. Evite as tempestades.

    Gloria a Deus...

    e que o Senhor continue te usando como instrumento em suas mãos Pastor Sérgio.

    ResponderExcluir
  3. Deus venha ate' mim cure a minha alma e abra os meus olhos, toque meu coracao PAI
    Amem!

    ResponderExcluir
  4. Senhor Cura minha alma, toque meu coracao e faca com que eu entenda a sua vontade, Senhor livra o Andre do inimigo, nao permita que ele se destrue, e faz em nos a sua vontade meu PAI!
    AMEM!

    ResponderExcluir

Postar um comentário