y_iQTHpcL2aPfLTjWpDYVCgxr2k
English plantillas curriculums vitae French cartas de amistad German documental Spain cartas de presentación Italian xo Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Você tem usado o seu livre arbítrio?


O livre arbítrio é um dos presentes mais preciosos que Deus deu ao ser humano.
E para Deus o livre arbítrio é algo tão sagrado que nem Ele mesmo, em sua soberana onisciência, onipresença e onisciência ousa invalidá-lo.
O ser humano pode optar entre seguir os caminhos e desígneos de Deus ou trilhar seu próprio caminho e arcar com as consequências.(Clique aqui para ler o artigo Nós somos os responsáveis por nossas escolhas).

Mas será que o ser humano, de fato exerce esse poder de escolha em seu dia a dia?

A escolha é uma função que nos acompanha desde a infância. Diariamente realizamos milhares de escolha, desde opção entre alimentos, caminhos, trabalhos a roupas, acessórios, divertimentos etc. Tudo que fazemos, requer de nós uma escolha.
Porém, ultimamente, a sociedade vem tragando do ser humano a possibilidade de ser livre para optar e comandar a própria vida.
Para estar inserido na sociedade, as pessoas precisam:

  •  tem que possuir um time favorito, que normalmente é do esporte mais popular do país onde vive;
  • Ter um signo do zodíaco, acreditando ou não nele;
  • Seguir a regra de relacionamentos: se não tem namorado(a) tem que arrumar, senão é taxado de encalhado(a); se namora, tem que casar, senão está enrolando; se casou tem que ter filhos, mesmo que não queira; se tem filho tem que ter mais um e assim sucessivamente.
  • Está gordo? Tem que emagrecer;
  • Está magro? Tem que engordar.
Se alguém deixa de se enquadrar nesse modelo social, acaba sendo taxado de estranho, anormal, falido.
Mas onde fica a liberdade?
Pois é, o ser humano abre mão de parcela significativa da sua liberdade, para conviver em sociedade e, por conta disso, realiza escolhas, ou melhor, aceita que escolhas realizadas por terceiros lhes sejam impostas.
Mas Deus tem uma proposta diferente para nós: ao invés de nos submetermos às imposições sociais, não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus Rm 12:2.

Portanto, exercite o seu livre arbítrio, conforme as orientações de Deus e não permita que a sociedade coloque um laço em você castrando seus sonhos, sua personalidade, seu jeito de ser....Jesus veio ao mundo para que pudéssemos ser livres e nos orienta a não nos colocarmos novamente sob o jugo da escravidão: Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. Gl 5:1.

Então preserve a liberdade que Deus te deu.
Tome cuidado com as escolhas que faz, em função de sua vida social. Para ser feliz não é necessário seguir o estereótipo construído pela sociedade, basta entregar seus caminhos ao Senhor, confiar nele e o mais, certamente Ele fará.
Se quiser um modelo de ser humano a seguir, esse modelo é o de Jesus Cristo, o maior homem que já pisou sob a face da Terra. 

Seja o primeiro a comentar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...