Pular para o conteúdo principal

Aprenda a entender a voz do coração

Siga o seu coração...

Vai dizer que nunca ouviu esta frase, como conselho? 
Esse conceito, oriundo do Romantismo, movimento literário do século XIII, permeia e ainda preenche o imaginário humano.
Seja através de amigos, filmes, leituras reflexivas, a humanidade acredita que aquele que segue o próprio coração sempre faz a coisa certa e que, na pior das hipóteses, é melhor se arrepender do que fez, do que se arrepender do que não fez.
Mas será que essa é a forma mais correta de conduzirmos nossos caminhos? 
Veja o que a bíblia diz sobre o coração:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e perverso; quem o conhecerá? Je 17:10

É isso mesmo, ao oposto da sabedoria secular, a Palavra de Deus nos orienta a sermos extremamente cautelosos com nossas emoções, pois o coração do Homem é traiçoeiro, mentiroso, enganador e mau. Aquele que segue o próprio coração engana a si próprio e conduz-se por caminhos perigosos: Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.Pv 16:25
Por exemplo, muitas vezes as pessoas acreditam que seus casamentos estão falidos, pois seu coração lhes direciona a outra pessoa; muitas pessoas acreditam que precisam falar "verdades" a outros, pois seu coração lhes pede para serem francas, mesmo que possam magoar alguém; muitas pessoas acreditam que usar drogas uma vez ou outra não faz mal, pois seu coração não lhes incomoda, como se fosse algo ruim...etc.
A consequência dessas escolhas pode ser catastrófica: infelicidade conjugal, traumas, dependência, dor e sofrimento.

O que fazer então?  

Primeiramente, é preciso entender que não devemos seguir a voz do coração, pois, na grande maioria das vezes, os sentimentos que ela nos mostra não são reais. Em outras palavras, a pessoa acredita que sente algo por alguém, ou que sente vontade de agir desta ou daquela forma, porém, tal sentimento não existe. Repetindo: são sentimentos que existem apenas no psicológico da pessoa, é um desejo sem raiz, sem profundidade, algo passageiro, momentâneo.
Isso justifica o porque de tantos casamentos se desfazerem em poucos meses, ou determinadas carreiras não deslancharem. É o famoso: "fogo de palha", dá e passa com a mesma ligeireza que surge.
Quando compreendemos que a voz do coração nos engana, compreendemos que não devemos andar segundo a carne, ou seja, segundo nosso próprio coração, mas sim conforme o Espírito de Deus (Rm 8:1).


Devemos, portanto, buscar a sabedoria e o entendimento que vem dos céus e não a sabedoria do nosso próprio coração (Rm 2:5), pois a sabedoria que vem do homem causa dor e destruição, mas a sabedoria de Deus é vida.
Em outras palavras, a voz do seu coração, sempre te direcionará para longe dos caminhos de Deus, pois nossa vã sabedoria não é capaz de compreender os desígneos do Pai, dentre os quais estão os caminhos pelos quais devemos seguir: Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria Co 1:21
Há apenas uma fonte de sabedoria, que nos conduz ao caminho correto, e essa fonte é Jesus:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.Jo 14:6
 
Devemos guiar nosso coração para os caminhos de Deus (Jesus) e não, sermos guiados por nossos corações por caminhos duvidosos. Por isso, sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.(Pv. 4:23), pois onde está o teu coração, aí estará, também, o teu tesouro (Mt 6:21) e devemos sempre buscar os verdadeiros tesouros para nossas vidas. (Clique para ler o artigo Em busca do verdadeiro Tesouro).

Comentários

  1. Parabéns pela postagem, muito boa.

    Graça e paz.

    ResponderExcluir
  2. Amém irmão, mais uma vez obrigada pela visita e pelo comentário. Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor, muito boa essa postagem, Que o nosso Deus possa continuar lhe usando como instrumento de propagação de sua palavra a todos aqueles que estão sedentos e cansados. Desejo uma ótima semana e deixo a mensagem do livro de Nm 6 vs 24,25,26- O Senhor ti abençoe e ti guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e ti dê a paz.
    Abraço fraternal.
    Pr. Ivan Pereira.

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor Pr. Ivan, muito obrigada pelas palavras de carinho e incentivo, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Andreia,suas mensagens são muito boas e vir a seu blog é uma benção.Dou-lhe os parabéns e continue nessa
    sua força trazendo a cada dia essas mensagens gratificantes de edificação, consolação e exortação. É este o alvo da nossa vida, incentivar a continuar a nossa caminhada pelas veredas da luz, com alegria falando das maravilhas do nosso Salvador. Que sua vida brilhe mais e mais a cada dia. As minhas cordiais saúdações em Cristo Jesus.
    E obrigado por nos presentear com belas mensagens.

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor Antônio, é muito gratificante ler palavras de carinho e incentivo, vindas de um homem tão abençoado como você. Fico muito feliz de saber que estou sendo um instrumendo abençoado nas mãos de Deus, para levar a palavra do evangelho da paz e a ajuda dos amigos irmãos como você são fundamentais nessa caminhada. Desejo que Deus te abençoe tremendamente, a fim de que você também continue sendo um instrumento abençoado nas mãos Dele. Graça e paz.

    ResponderExcluir
  7. Respostas
    1. A paz do Senhor, Raquel. Que bom que gostou do Texto, que Deus te abençoe ricamente.

      Excluir

Postar um comentário