y_iQTHpcL2aPfLTjWpDYVCgxr2k
English plantillas curriculums vitae French cartas de amistad German documental Spain cartas de presentación Italian xo Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

O carnaval e Deus

O carnaval se aproxima e muitas pessoas, desejosas de seguir à Deus têm dúvidas sobre a possibilidade de conciliar a maior festa popular do mundo e os desígnios do Pai.
Por conta disso, essa época se torna um prato cheio para crítica de muitos, que alegam que não querem deixar de aproveitar o melhor da vida, desperdiçar sua juventude para seguir a Cristo.
Mas será que seguir à Deus é sinônimo de abrir mão da diversão? E será que é possível conciliar Deus e o carnaval?
A bíblia não diz em nenhum lugar: "não frequentarás o carnaval". Mas há muitos ensinamentos que podem esclarecer essa questão.
O primeiro e principal deles está em I Coríntios capítulo 6 versículo 11:

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."

A liberdade e o livre arbítrio, são os bens mais preciosos que Deus nos deu. Ele quer ter pessoas ao seu lado e não robôs. No entanto, essa liberdade deve ser exercida com sabedoria e discernimento, para que  não nos tornemos escravos de nada nem ninguém.
Isso significa, que posso sair e me divertir, mas não devo permitir que a diversão me escravize, ou seja, não é preciso abrir mão da diversão para seguir a Cristo, muito pelo contrário, é possível se divertir junto com Jesus.
Com base nessa informação, analisemos o que o carnaval nos propõe.
Conhecido como a festa da alegria, o carnaval incentiva pessoas a estrapolarem todos os seus limites, colocar pra fora tudo de ruim que guardaram ao longo do ano, exorcizar por si mesmas seus medos, rancores, desejos, frustrações e etc. Para isso, o carnaval disponibiliza à essas pessoas sexo fácil, bebida alcóolica em excesso, drogas, falta de limites e falta de bom senso.
Será que as pessoas que vão ao carnaval se divertem ou são dominadas pela "diversão" que ele oferece?
Os resultados do carnaval indicam que a grande maioria dos carnavalescos se entregam de corpo e alma a folia, sem medir as consequências. Isso porque esses resultados são doenças sexualmente transmissíveis, acidentes, violência, homicídios, estupros, brigas... ei espera um pouco? Será que essas não são as obras da carne descritas em gálatas 5:19-21?

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas (...)"


Pois é, a festa da "carne" visa realizar de forma exarcebada tudo o que há de pior no ser humano, ainda que não declare expressamente como sendo esse o seu objetivo.
Já a orientação de Deus ao ser humano é a santificação, isto é a mortificação da carne, dia após dia, a fim de que não se torne novamente escravo de si próprio, escravo de suas vontades, desejos e limitações. Isso porque, não somos seres irracionais, que se direcionam por extintos, temos razão e raciocínio e devemos usá-los. Impor limites a si mesmo não é escravidão ou fazer de si próprio uma pessoa "travada". Muito pelo contrário, impor limites a si mesmo é ser livre, sendo o senhor pleno de seus próprios atos e vontade.
Percebemos, portanto, que Deus não é contra a diversão. Ele apenas deseja que mantenhamos a liberdade que Ele nos deu:

Estais pois firmes na librdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão. Gl 5:1

Vemos, portanto, que o carnaval causa grande preocupação para Deus, pois ele vê muitos de seus filhos amados se perdendo, se auto escravizando a uma ilusão, sob o inverídico argumento de que estão se divertindo. Não, Deus não gosta do carnaval, porque apesar de ser servido em belo prato, o seu gosto é amargo como o fel.
Isso não quer dizer, que Deus não goste das pessoas que frequentam o carnaval. Primeiramente porque Deus ama a todos nós. Em segundo lugar, os ensinamentos de Deus não são ordens, são orientações, para que o ser humano siga ou não, conforme o seu livre arbítrio.
Em suma, a orientação de Deus é para que não frequentemos o carnaval, por conta dos malefícios que ele proporciona. Porém aquele que gosta da folia é livre para participar, como lhe aprouver. O importante é que tenham a consciência de que, ao fazer essa opção, apesar de se sentirem livre, os foliões na verdade saem de debaixo da proteção de Deus para voluntariamente se submeterem ao jugo de suas próprias manias, vícios e vontades.
Examine-se, pois, o homem a si mesmo (I Co 11:28) e também o mundo ao seu redor, sabendo discernir quem é Aquele que verdadeiramente quer o seu bem, pois é por falta de conhecimento que o povo perece (Os 4:6)

9 comentários:

  1. Todo Homem busca a DEUS, muitas vezes não sabem é que caminho seguir para O encontrar, cabe a nós, Seus filhos, apontar O caminho

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post, essa época do ano é complicada mesmo principalmente para os jovens, sua abordagem foi excelente, a explicação foi clara, uma das melhores que li sobre o tema até agora.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor Hinologia, é verdade, a essência do ser humano é sempre buscar a face de Deus. Foi o Pai quem nos fez assim, o grande problema é que algumas vezes o caminho para esse retorno fica muito confuso. Glória à Deus, que o Senhor nos conferiu essa importante missão, de levar as boas novas e dizer a todos que Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

    A paz do Senhor Patrícia, muito obrigada pela visita e pelo comentário. Que bom que gostou do artigo, glória à Deus. Sim, o carnaval traz muitas dúvidas aos jovens, aos novos convertidos e até mesmo aqueles que não conhecem a Jesus. O cerne da questão é justamente que o ser humano consiga entender o porque algo é pecado, ou seja, o porque algo não deve ser feito. Deus não nos impede de fazer algo simplesmente porque não quer que façamos,e sim porque Ele sabe que determinadas condutas nos levam a destruição.

    Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Excelente Post. O carnaval é uma festa passageira de prazer mundanos. tudo passa mais a Palavra de Deus não passa.

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor Serva e Apologista, muito obrigada pelo excelente comentário. Em poucas palavras você disse tudo: festa passageira e de prazeres mundanos, mas a palavra do Deus altíssimo é eterna! Aleluia.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  6. EM SE TRATANDO DE CARNAVAL, EU NUNCA VI UMA MENSAGEM TÃO ABENÇOADORA E EDIFICANTE COMO ESTA.

    ResponderExcluir
  7. A paz do Senhor Renato, fico feliz que tenha gostado, que Deus te abençoe e muito obrigada pela visita e pelo comentário.

    ResponderExcluir
  8. Estou participando da campanha siga e seja seguido do UBE. Que Deus continue te abençoando. BELA REFLEXÃO

    http://profedmilsonsantos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Carnaval é uma grande maldição para a sociedade, na minha opinião, não só os cristãos devem se distanciar desta maldita festa, mas todos deveriam ter a mesma visão.
    http://blogmarinaferraz.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...