y_iQTHpcL2aPfLTjWpDYVCgxr2k
English plantillas curriculums vitae French cartas de amistad German documental Spain cartas de presentación Italian xo Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

O Cristão deve ser tolerante?

Muito se tem falado a respeito da tolerância atualmente. E a cada dia que passa a cobrança de sua aplicação como princípio norteador de conduta se torna maior.
Mas será que isso está correto? Será que o cristão deve ser tolerante?
A resposta é não. 
Em nenhum momento a bíblia nos orienta a sermos tolerantes.
A compreensão de que a tolerância é uma idéia errada e, portanto, deve ser evitada a todo custo é de crucial importância para aqueles que desejam seguir os passos de Jesus.
De acordo com o dicionário da língua portuguesa Michaelis tolerância significa: 

"1 Qualidade de tolerante. 2 Ato ou efeito de tolerar, de admitir, de aquiescer. 3 Direito que se reconhece aos outros de terem opiniões diferentes ou até diametralmente opostas às nossas. 4 Boa disposição dos que ouvem com paciência opiniões opostas às suas."

Embora pareça uma idéia razoável, na verdade, o exercício da tolerância é uma das grandes ciladas da sociedade moderna. Trata-se de um conceito construído pelo homem e, embora possua objetivos nobres, os resultados são catastróficos.
Pare um momento e reflita: você gosta de ser tolerado?
Se alguém disser para você que está ao seu lado de tolerando, será agradável?
É claro que não. Ninguém gosta de ser tolerado.
E não é isso que Jesus nos ensina. Muito pelo contrário, o ensinamento que Ele nos deixou é este:
"O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando."- João 15: 12-14

Devemos amar o nosso próximo, devemos amar nossos semelhantes. (clique aqui para ler o artigo Ame)
De acordo com a bíblia o significado de amor é este:
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; 1 Co 13:4-8
 
Quem ama não trata mal, quem ama não agride, quem ama não ridiculariza. Quem ama aceita e convive com os defeitos e qualidades daquele a quem ama. Quem ama respeita.
Não somos iguais e nunca seremos. E essa diferença é fruto da vontade de Deus. Tanto é verdade, que não há no mundo inteiro um ser humano com a mesma digital.
Isso significa que temos que lidar com as desigualdades, mas a forma correta não é "tolerar" e sim amar
Ora, de acordo com a tolerância devemos acatar tudo, inclusive a própria intolerância. Há no mínimo um contrassenso nisso.
Já de acordo com amor, devemos falar a verdade, discordar ou concordar, orientar. Mas cuidado, ao dizer a verdade os cristãos devem andar como é digno da vocação com que foram chamados: com humildade, mansidão e longanimidade, suportando uns aos outros em amor. (Ef. 4:2) 
Isso significa que precisamos dar suporte aos nossos semelhantes, tratando-os com humildade, gentileza e paciência, propiciando, desta forma, meios pelos quais eles possam crescer, aprender e evoluir em santidade, na presença de Deus.
No dia em que as pessoas compreenderem a diferença entre amor e tolerância e começarem a viver essa realidade no dia a dia, nós teremos menos guerras, menos violência, menos fraudes, menos discussões, menos agressões... 
Portanto, Cristão, não tolere. Ame. Se por acaso se deparar com alguém que seja ou pense diferente de você, ame esse alguém, lembrando que foi Deus quem o criou e mesmo que esteja andando ou pensando de forma errada, é através dos erros e acertos que nasce o aprendizado.

12 comentários:

  1. Deve ser tolerante em todos os momentos, uma vez que no verdadeiro cristão reside o Espirito Santo, e para que haja a residencia do Espirito no homem, a tolerância é um dom que provêm dEle.
    É dificil ao homem, mão é impossivel quando se olha para o único objetivo que é Jesus.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Joseval, aqueles que tem o Espírito Santo são capazes de manifestar o amor Deus em suas vidas, através de seus atos. Isso significa amar ao próximo como a si mesmo. Você tem razão, muitas coisas parecem difíceis para o homem, mas não há nada que seja impossível para Deus.
    Muito obrigada pela sua visita e pelo comentário, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Você está estre os melhores de 2011, primeira premiação feita pelo blog Sei que Deus existe, passe por lá para conferir e pegar seu prêmio virtual parabéns pelo seu trabalho.
    http:www.seiquedeusexiste.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor Patrícia, muito obrigada por nos incluir neste prêmio tão abençoado. Deus te abençoe e prossiga com este trabalho maravilhoso que vem desenvolvendo em seu blog. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!!!!!!!!!

    http://servoraimundosousa.blogspot.com/2011/12/lista-dos-vencedores-de-melhores-blogs.html

    ResponderExcluir
  6. Deus continue abençoando este trabalho. abraços e fique na paz do Senhor Jesus
    www.mensagensedificantes.com

    ResponderExcluir
  7. Lendo seu texto hoje nunca tinha visto por este angulo, o lado da tolerância, vou refletir em cima do que postou gostei.



    Estou passando aqui para lhe desejar um bom fim de ano, e um 2012 cheio de paz, amor, saúde e felicidade, que possamos estar juntos novamente o ano que vem!

    ResponderExcluir
  8. "Que o amor de Deus te alcance neste Natal... E que seja através da minha vida!!"

    Se todos pensarmos dessa forma viveremos amando mais e sendo mais amados.

    Te desejo um feliz Natal e um Ano Novo de abundante Graça e Paz do Nosso Senhor Jesus!

    De papo com Deus

    ResponderExcluir
  9. A intolerancia tem criado muitas pequenas igrejas. Atualmente no meu bairro tem uma em cada esquina só os que se toleram estão juntos.

    Abraço

    Oh por favor não precisa me tolerar apenas reflita.

    ResponderExcluir
  10. A paz do Senhor Aclim, muito obrigada pela visita e pelo comentário. Interessante o seu ponto de vista, mas me parece que não leu o artigo, apenas o título. Seria muito bacana que lesse e refletisse. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Até pessoas que se odeiam podem se tolerar, pois isso amar é MUITO mais que apenas tolerar.

    Parabéns pela postagem!!

    ResponderExcluir
  12. A paz do Senhor Bill, é isso mesmo, amor e sentimento são coisas totalmente diferentes. É por isso que Jesus nos orientou a amar nossos inimigos. Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...