y_iQTHpcL2aPfLTjWpDYVCgxr2k
English plantillas curriculums vitae French cartas de amistad German documental Spain cartas de presentación Italian xo Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Valorize a diferença

 Um professor possuia dentre seus alunos, um rapaz que sempre discordava de tudo o que ele ensinava e sempre lhe afrontava. A cada nova explicação o aluno lhe preparava uma enxurrada de questionamentos, colocando-o em uma série de situações constrangedoras. Até que um dia o aluno foi
transferido. Outro aluno conversando com o professor disse:

_ Que bom que aquele aluno foi embora não é professor? Agora o senhor poderá dar aula com mais tranquilidade.
O professor então respondeu:
_ Na verdade eu lamento pela partida dele, pois ele me fazia crescer.Como eu sabia que ele iria me afrontar, tentando descobrir uma falha em meus ensinamentos eu me preparava com intensidade maior para as aulas e isso fez com que eu tivesse um conhecimento mais amplo e consolidado.

O tempo todo nós nos deparamos nessa situação difícil do professor: pessoas que são contrárias a nossa opinião e nos afrontam, muitas vezes até mesmo desprovidas de qualquer fundamento ou argumento válido. O transtorno causado por este tipo de embate faz com que desejemos que a pessoa desapareça o mais rápido possível.
Porém, a verdade é que há caminhos que ao homem parecem direitos, mas o fim deles são os caminhos da morte. (Pv 14:12). Apesar de ser mais fácil que aquele que tem uma opinião discordante esteja longe ou não se manifeste, esse não é o melhor caminho para nós.
Isso porque o caminho daquele que evita as divergências resultam em duas coisas: insanidade ou autoritarismo. Hittler anulou as opiniões divergentes, qual foi o resultado? E o que falar do regime comunista? Esses são alguns exemplos que nos mostram o que acontece quando apenas um tipo de visão e opinião predominam.
Portanto, olhe de outro ângulo para aqueles que te afrontam. Veja neles uma oportunidade para se tornar um ser humano melhor. Aprenda a lidar com as opiniões diferentes com humildade.
Reflita sobre elas, reveja seus conceitos e pontos de vista. Mude de opinião, formule novos conceitos, aprenda. Lembre-se que o único que detém a verdade universal e imutável é Deus e que nós seres humanos estamos em constante crescimento. Para isso precisamos quebrar nossos paradigmas, rever nossas verdades para só então alcançarmos o entendimento pleno, sano, livre de preconceitos e limitações típicas da mentalidade humana.
Pense um pouco: se Deus fez cada um de nós, sem repetir uma única digital é porque Ele gosta bastante de uma diferença não é mesmo?
Portanto, quando estiver diante de alguém que afronta seus valores, conceitos e ideais, não se sinta ofendido e nem reaja impacientemente. Olhe para essa pessoa e lembre-se que ela lhe traz um presente: oportunidade de crescimento. Então dialogue, debata, ensine e aprenda com humildade, respeitando a liberdade, assim como Deus respeita o nosso livre arbítrio.
E se a pessoa desejar permanecer no erro, deixe que vá sem maiores discussões, pois como disse Jesus quem comigo não ajunta, espalha (Mt 12:30b). Então siga o seu caminho e desfrute da nova visão de mundo que esta pessoa lhe proporcionou.  Cresça.

2 comentários:

  1. Olá Andréia
    Linda reflexão. Gostei da frase: Aprenda a lidar com as opiniões diferentes com humildade. O Senhor Jesus deseja que tenhamos um coração manso e humilde. Tenha um lindo dia. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Lucinalva, é verdade, Jesus sempre nos orientou a sermos humildes. Por isso escandalizou aos fariseus e nós também temos que fazer a diferença. Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Deus te abençoe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...