y_iQTHpcL2aPfLTjWpDYVCgxr2k
English plantillas curriculums vitae French cartas de amistad German documental Spain cartas de presentación Italian xo Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Curiosidade: Saiba qual é o significado de "o quinto dos infernos"

É muito comum ouvirmos pessoas aborrecidas falando esta frase:

_ Que vá para o quinto dos infernos!

Apesar de ser uma frase conhecida, o significado e a origem dela ainda são uma incógnita para muitos.
Ao contrário do que se pensa, a frase "quinto dos infernos" não tem origem religiosa. Na verdade, ela refere-se a um imposto cobrado por Portugal, durante o período colonial, mais especificamente no século XVIII.
Nesta época ocorreu o "boom" da exploração do ouro, principalmente nas Minas Gerais. A coroa portuguesa, então, instituiu um imposto denominado "O quinto", que incidia sobre 1/5 de toda a produção de ouro do Brasil. A impopularidade deste imposto foi tão grande, que ele passou a ser denominado pelos contribuintes como "o quinto dos infernos".
Hoje em dia as pessoas não utilizam a frase com o mesmo significado. Ao desejar que algo ou alguém vá para "o quinto dos infernos", o intuito é que vá realmente para o mais profundo dos infernos...
Mas agora sabemos que, na verdade, a frase não tem nada a ver com isso.

Quer saber mais sobre esse assunto? Visite o site do Pensador livre.

4 comentários:

  1. Gostei da postagem, ficou legal! Obrigado por ter deixado o link. Bjs, Graça e paz.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor Bill, muito obrigada por nos fornecer essa curiosidade tão bacana. Que Deus abençoe o seu blog, para que continue sempre trazendo palavras de verdade e esclarecimento para todos nós.
    Deus te abençoe e muito obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Então foi daí que começou a extorsão oficializada de todos os governos deste País, pois o povão paga e fica calado, restando somente a vontade de mandar pros quintos dos infernos. Acontece que até hoje, ninguem foi e nem vai porque foram tantos os impostos inventados e daí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta Romua. Infelizmente o Brasil é um dos países com a mais alta carga tributária do mundo. O retorno desses tributos, no entanto, não é visto na prática. Corrupção, roubalheira... triste né?

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...