y_iQTHpcL2aPfLTjWpDYVCgxr2k
English plantillas curriculums vitae French cartas de amistad German documental Spain cartas de presentación Italian xo Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Curiosidade: Quem disse que a bíblia não fala dos dinossauros?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam a bíblia faz referência aos dinossauros em inúmeros versículos.
A dificuldade em localizá-los se dá apenas por conta da nomenclatura, já que o termo DINOSSAURO é bem posterior as escrituras sagradas, tendo sido utilizado como referência a um réptil gigante apenas em 1841 por Richard Owen.
A referência aos dinossauros na bíblia aparece já no primeiro capítulo de Gênesis: Deus criou as grandes baleias. Gn 1:21
A palavra hebraica para baleias é Tanniym, que significa monstro. Esta palavra surge mais de 20 vezes em toda a Bíblia.
A bíblia informa que a criação dos dinossauros se deu juntamente com todos os demais animais, estando especificados na categoria dos repteis Disse também Deus: Produza a terra seres viventes, conforme a sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, segundo a sua espécie. E assim se fez Gn 1:24-25


Ao longo da biblia podemos ver outras passagens ainda mais específicas em relação aos dinossauros. A primeira delas está em Isaías:

Naquele dia o SENHOR castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, serpente veloz, e o leviatã, a serpente tortuosa, e matará o dragão, que está no mar. Is 27:1

O leviatã era uma espécie de dragão marinho que também foi citado em outros versículos:

Fizeste em pedaços as cabeças do leviatã, e o deste por mantimento aos habitantes do deserto. Sl 74:14; Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar. Sl 104:26

O próprio Deus descreveu o leviatã, durante sua conversa com Jó:

Poderás tirar com anzol o leviatã, ou ligarás a sua língua com uma corda? Podes pôr um anzol no seu nariz, ou com um gancho furar a sua queixada? Porventura multiplicará as súplicas para contigo, ou brandamente falará? Fará ele aliança contigo, ou o tomarás tu por servo para sempre?

Brincarás com ele, como se fora um passarinho, ou o prenderás para tuas meninas? Os teus companheiros farão dele um banquete, ou o repartirão entre os negociantes? Encherás a sua pele de ganchos, ou a sua cabeça com arpões de pescadores? Põe a tua mão sobre ele, lembra-te da peleja, e nunca mais tal intentarás.

Eis que é vã a esperança de apanhá-lo; pois não será o homem derrubado só ao vê-lo? Ninguém há tão atrevido, que a despertá-lo se atreva; quem, pois, é aquele que ousa erguer-se diante de mim?

Quem primeiro me deu, para que eu haja de retribuir-lhe? Pois o que está debaixo de todos os céus é meu. Não me calarei a respeito dos seus membros, nem da sua grande força, nem a graça da sua compostura. Quem descobrirá a face da sua roupa? Quem entrará na sua couraça dobrada?

Quem abrirá as portas do seu rosto? Pois ao redor dos seus dentes está o terror.

As suas fortes escamas são o seu orgulho, cada uma fechada como com selo apertado.

Uma à outra se chega tão perto, que nem o ar passa por entre elas. Umas às outras se ligam; tanto aderem entre si, que não se podem separar.Cada um dos seus espirros faz resplandecer a luz, e os seus olhos são como as pálpebras da alva. Da sua boca saem tochas; faíscas de fogo saltam dela. Das suas narinas procede fumaça, como de uma panela fervente, ou de uma grande caldeira. O seu hálito faz incender os carvões; e da sua boca sai chama. No seu pescoço reside a força; diante dele até a tristeza salta de prazer. Os músculos da sua carne estão pegados entre si; cada um está firme nele, e nenhum se move. O seu coração é firme como uma pedra e firme como a mó de baixo.

Levantando-se ele, tremem os valentes; em razão dos seus abalos se purificam. Se alguém lhe tocar com a espada, essa não poderá penetrar, nem lança, dardo ou flecha. Ele considera o ferro como palha, e o cobre como pau podre. A seta o não fará fugir; as pedras das fundas se lhe tornam em restolho. As pedras atiradas são para ele como arestas, e ri-se do brandir da lança; Debaixo de si tem conchas pontiagudas; estende-se sobre coisas pontiagudas como na lama. As profundezas faz ferver, como uma panela; torna o mar como uma vasilha de ungüento. Após si deixa uma vereda luminosa; parece o abismo tornado em brancura de cãs. Na terra não há coisa que se lhe possa comparar, pois foi feito para estar sem pavor. Ele vê tudo que é alto; é rei sobre todos os filhos da soberba. Jó 41:1-34



De acordo com a descrição bíblica podemos ver que se trata de um animal grande, com uma forte couraça e que soltava fogo pela boca. Recentes descobertas arqueológicas indicam que o Kronossauro, o Hadrossauro e o Plesiossauro possuíam uma estrutura craniana com órgãos em forma de bexigas e câmaras, provavelmente usadas para armazenar substâncias químicas e lançar substâncias inflamáveis. Em fosseis destes animais foram encontradas em seu crânio quantidades de magnésio metálico, uma substancia inflamável e que se torna ainda mais volátil em contato com a água. Isto explicaria muito bem as passagens bíblicas já mencionadas anteriormente.
 Por fim, a bíblia fala ainda no beemote:

Contemplas agora o beemote, que eu fiz contigo, que come a erva como o boi. Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder nos músculos do seu ventre. Quando quer, move a sua cauda como cedro; os nervos das suas coxas estão entretecidos. Os seus ossos são como tubos de bronze; a sua ossada é como barras de ferro. Ele é obra-prima dos caminhos de Deus; o que o fez o proveu da sua espada.

Em verdade os montes lhe produzem pastos, onde todos os animais do campo folgam. Deita-se debaixo das árvores sombrias, no esconderijo das canas e da lama. As árvores sombrias o cobrem, com sua sombra; os salgueiros do ribeiro o cercam. Eis que um rio transborda, e ele não se apressa, confiando ainda que o Jordão se levante até à sua boca. Podê-lo-iam porventura caçar à vista de seus olhos, ou com laços lhe furar o nariz? Jó 40:15-24


Behemoth ou Be-hay-mohth,  tem como significado mais aproximado "raposa marinha", quadrúpede de grande porte ou mesmo uma besta.

Muitos estudiosos acreditam que o texto na realidade está se referindo a um dinossauro, o Braquiossauro, que se encaixaria melhor no que se refere a este estranho animal mencionado nas sagradas escrituras.
Quer saber mais sobre este assunto? Visite o site O pesquisador Cristão.

8 comentários:

  1. Aleluia !!!Louvado seja Deus !!! Parabéns pela matéria abençoado. Este tipo de estudo é dado por muitos ainda como Heresia. Muitos leem a bíblia mas não tem o entendimento. Temos os ossos encontados em toda parte do mundo e tem gente que não acredita, diz ser heresia.Que DEUS continue te iluminando abençoado.

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor, realmente isso acontece. É como Deus diz: o povo perece por falta de entendimento.
    Mas Deus é tão maravilhoso que sempre nos mostra a verdade, pois está escrito: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. O ditado diz contra fatos nao a argumentos. Aquele que disser que dinosauro e erezia,so pode ser um iguinorante que nao entende nada de biblia. seu blog esta cadastrado na nossa lista de parceiros as portas do Reino De Deus estao abertas a voce expressar tudo que o Espirito Santo te revelar,graça e paz. Pr.Julio Adib

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor Pr. Julio
    você tem toda razão, não há como argumentar diante de todas as provas que hoje estão a nossa disposição. No entanto, eu costumo dizer que a ciência estaria bem mais avançada se antes de sair por aí fazendo experiências buscasse na bíblia as respostas. Muito tempo seria poupado.
    Muito obrigada por nos colocar entre os parceiros do seu blog. O seu blog tb está entre os nossos parceiros, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Uma questão: porque não existe exemplares de dinossauros hoje, visto que a Noé e dito para levar consigo animais de todas as espécies na arca? Realmente isso é uma tremenda apostasia.

    ResponderExcluir
  6. A paz do Senhor irmão.
    Existem muitos estudos comprovando que existem exemplares de dinossauros ainda hoje.
    Exemplos conhecidos são o tubarão, as tartarugas, os jacarés e alguns outros animais marinhos.
    Porém há estudos que nos mostram outras espécies ainda mais raras, porém ainda sob estudo.
    Para saber mas sobre o assunto, vá ao site abaixo:

    http://arqbib.atspace.com/dino.html

    Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  7. A palavra de Deus é clara só não vê quem não quer,claro que existiram pois na própria bíblia os descrevem.nitidammente.

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor Sandra, você tem toda razão. Porém, a própria bíblia diz que estamos vivendo uma geração em que há pessoas que possuem ouvidos, mas não ouvem, possuem olhos mas não veem. Somente atráves de uma relação pessoal com Deus é que é possível compreender seus desígneos e a verdade que nos cerca, pois os ensinamentos divinos somente podem ser entendidoe espiritualmente. Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...