Pular para o conteúdo principal

Curiosidade: Encontrado Ossuário de Tiago, irmão de Jesus

Urna funerária de Tiago
Embora não seja muito recente (esse fato se deu em 2002), poucas pessoas tem o conhecimento deste fato tão importante para os Cristãos. O fato é que o ossuário de Tiago foi comprado muitos anos atrás pelo engenheiro e colecionador judeu Oded Golan, que não suspeitou da importância do artefato. Só quando o renomado estudioso francês André Lemaire viu na urna, em abril de 2002, a inscrição na língua falada por Jesus, foi que se descobriu sua importância.
A comunidade científica logo se alvoroçou e muitos declararam que se tratava de uma fraude, pois a urna havia sido encontrada em uma coleção particular e não mediante escavações legalmente autorizadas e documentadas.
Especialistas de vários campos analisaram o ossuário. O exame mais crítico foi uma análise microscópica da patina (a camada de erosão) que se desenvolveram nas letras após elas terem sido esculpidas na lateral do ossuário. Os resultados foram positivos - a patina é genuína. Este resultado persuadiu muitos a concluir pela autenticidade do ossuário. 
O Museu Real de Ontário, examinou também o ossuário por luz ultra-violeta. Esta luz pode, algumas vezes detectar, manipulações modernas em antiguidades, mas o ossuário passou igualmente neste teste.
Um comitê especial  israelense, constituído de especialistas de vários campos re-examinaram a urna. Na análise microscópica a patina parecia ser genuína, mas os geologistas também aplicaram outro tipo de teste. Trata-se de uma nova técnica que conta a quantidade de isótopos de oxigênio na patina das letras.
Inscrição diz:
“Tiago, filho de José, irmão de Jesus”
 (Ya´akov bar Yosef achui d´Yeshua).
Depois de cinco anos de processo, a justiça israelense afirma que caixa mortuária de Tiago tem dois mil anos e encerra o caso.
Tiago foi meio irmão de Jesus, filho de José e Maria (Jesus não é filho de José, apenas de Maria, concebido pelo Espírito Santo). Sua conversão ao evangelho se deu após a morte e ressurreição de Jesus Cristo, quando então se tornou líder da igreja de Jerusalém.
Tiago também é o autor (inspirado pelo Espírito Santo de Deus) do livro de Tiago. (Clique aqui para ler o artigo Será que a bíblia realmente é a palavra de Deus?)
Quer saber mais sobre este assunto? Visite o site da revista Isto é.

Comentários