Pular para o conteúdo principal

Vencendo o Cansaço

Alguma vez já se sentiu cansado, desanimado sem nenhum motivo aparente?
Para algumas pessoas essa indagação as direciona para alguns períodos da vida, mas para outras trata-se de uma triste realidade vivenciada dia após dia.
Mas afinal, qual a origem desse cansaço? Como vencê-lo?
Um dos maiores defeitos do ser humano é a necessidade de ter total controle das situações em que vive. Caso não tenha em suas mãos os meios necessários para agir conforme sua própria vontade em determinada situação ele sente-se inseguro e não prossegue. 
Essa atitude vai totalmente de encontro aos ensinamentos de Deus.
Isto porque, Deus quer que vivamos pela fé. Isto significa que o Pai quer que lhe entreguemos todas as nossas preocupações e confiemos que Ele nos dará a solução. Então se fazemos isto ou aquilo porque temos em nossas mãos o controle da situação não agimos na fé, mas em uma certeza conforme a nossa própria visão.
Essa é a origem do nosso cansaço. Perdemos muito tempo nos preocupando, nos irritando, cuidando de encontrar soluções de questões que não nos cabe solucionar.
Em outras palavras, nos cansamos porque perdemos tempo tentando solucionar problemas que  não temos capacidade para resolver, ou seja, usurpamos indevidamente a função que é de Deus e nos colocamos em situações difíceis, com altos níveis de preocupações e ansiedade.
Precisamos entregar a Deus o controle de nossas vidas. Se você ainda não fez isso, pare agora mesmo e faça. Se você já entregou o controle de sua vida a Deus, pare por um momento e reflita se de fato Ele tem o controle pleno.
Deus quer cuidar de você até mesmo nas mínimas coisas. Isto mesmo, naquelas que você e todo mundo acha que não tem importância para o Pai, tais como: pintar os cabelos, o que comer hoje, qual roupa comprar etc. Deus quer te ajudar em tudo! Tudo mesmo.
Então, pare de se cansar a toa. Não ande por aí preocupado. Deixe as coisas que cabe a Deus resolver e resolva apenas aquelas que  de fato cabem a você resolver.
Como saber o que cabe a Deus resolver e o que cabe a você? É muito simples, pergunte para Ele!
Você já falou com Deus hoje? Ele está te esperando.(Clique aqui para ler o artigo Você já falou com Deus hoje?)
Converse com Ele, descanse e renove as suas energias.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mt 11:28-30

Comentários

  1. Com toda certeza se Deus estiver em 1º lugar comandando a situação não há porque temer se tem a mão do homem querendo ajudar Deus ai é que a situação complica.
    Paz do Senhor
    bjo*-*

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Nágila, obrigada pela visita e pelo comentário. Você tem toda razão, quando tentamos ajudar Deus acabamos complicando a situação.
    Que Deus nos dê sabedoria para discernir sempre.

    ResponderExcluir
  3. Para que não venhamos a cair é preciso estar em comunhão com o Senhor, uma vez que a finalidade do homem é louvar e agradecer a Deus por tudo o que Ele nos tem feito!
    Paz irmã!

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de uma frase que diz o seguinte, em todas coisas que coloquei minhas mãos eu perdi, mas todas que coloquei nas mãos de Deus ainda possuo. Parabéns pelo blog, já estou te seguindo.
    Convido com carinho para conhecer o meu.

    http://www.seiquedeusexiste.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Joseval, suas palavras estão corretíssimas, a nossa segurança é a comunhão com o Senhor. Obrigada pela visita e pelo comentário.

    Olá Patrícia, linda frase, nunca tinha ouvido, mas é a mais pura verdade. Muito obrigada pela visita e pelo comentário, com certeza seguirei seu blog também.

    Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Amado, muito bacana essa mensagem, hoje publiquei ela no meu blog, abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá Andrei, já deixei um comentário em seu blog. Nos sentimos muito honrados em ter uma de nossas postagens publicadas em seu blog.
    Deus te abençoe e seja muito bem-vindo.

    ResponderExcluir
  8. Olá patricia, que linda frase, eu tive muitas coisas em minhas mãos e perdi, mas com certeza as que eu coloquei nas mão de Deus ainda possuo. Vc me fez lembrar disto. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Me sinto exausta ! Tenho a impressão que preciso ser malabarista pra nao deixar nada cair . Pior , meu esforço sem Deus nao da em nada .

    ResponderExcluir

Postar um comentário