y_iQTHpcL2aPfLTjWpDYVCgxr2k
English plantillas curriculums vitae French cartas de amistad German documental Spain cartas de presentación Italian xo Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Nós somos os responsáveis por nossas escolhas

Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra. E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. 
E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. 
Gn 4:2-8
Ao falar de Caim todos são unânimes quanto a reprovação de sua conduta: inveja, ira, descontrole...
Mas ainda hoje existem muitos agindo como Caim.
Se analisarmos o texto veremos que Abel foi mais diligente com a sua oferta, escolheu os primogênitos de suas ovelhas, trabalhou com todo carinho para agradar a Deus. Já Caim trouxe do fruto da terra uma oferta, ou seja, ele pegou algo para levar à Deus, mas não se preocupou em levar o melhor que tinha, apenas levou alguma coisa para Deus.
Deus valorizou a oferta de Abel pois tinha sido dada com muito carinho e cuidado. Quanto a oferta de Abel, Deus não a desvalorizou, mas deu-lhe menor atenção, de forma que ele entendesse que precisava melhorar.
Mas Caim se aborreceu com a desatenção de Deus para com a sua oferta e, ignorando o fato de que não tinha dado o seu melhor para o Pai, voltou-se contra seu irmão.
Mas Deus não desistiu de Caim e ainda assim tentou chamá-lo a razão dizendo:
_ Por que está irado Caim? Se você fizer o que é certo será aceito.
Nesse momento Deus reforçou o erro de Caim, tentando mostrar-lhe que o real problema estava nele mesmo, mas Caim, mais uma vez ignorou Deus.
Deus então lhe alerta mais uma vez:
_ Procede de forma correta Caim, pois o pecado está batendo na sua porta e cabe a você dominá-lo.
 O final nós conhecemos, Caim não dominou a própria ira e matou seu irmão, optando em não reconhecer que seu erro.

O livre arbítrio é um dom divino, fruto do amor de Deus pelo ser humano, através do qual cada um de nós pode optar e dar direção a própria vida. Nossas escolhas estão submetidas apenas ao nosso próprio crivo. Por mais que sejamos orientados ou influenciados, no momento oportuno, a decisão  caberá apenas a nós mesmos.
Por mais que estejamos passando por momentos difíceis, momentos de dor, rejeição, confusão, nós ainda permanecemos como plenos responsáveis por nossa própria vida.
Ainda que aqueles que nos amam queiram nos ajudar, eles não podem fazer escolhas por nós.
Hoje em dia as pessoas procuram a perfeição em todo o tempo e a com isso a cada dia que passa possuem mais dificuldade em lidar com os próprios erros e limitações. (Clique aqui para ler o artigo A eterna busca pela perfeição).
Ora é muito mais fácil colocar a culpa no próximo, do que reconhecer nossas falhas.
Ninguém quer aceitar que está errado, ninguém quer colocar o dedo nas feridas, para evitar a dor.
Mas é o que precisamos fazer.
Deus está sempre ao nosso lado, nos orientando e nos direcionando, mas ele respeita nosso livre arbítrio e não toma decisões por nós.
Portanto, precisamos parar para ouvir a voz de Deus e parar de lançar a culpa de nossos infortúnios sobre aqueles que estão ao nosso redor.
Tudo o que você ganhou ou deixou de ganhar em sua vida não é fruto do meio em que vive ou de sua criação, mas sim de suas escolhas.

Deus nos deu a Bíblia, sua palavra, para que possamos aprender. Tomemos então o exemplo de Caim, para que não venhamos a cair no mesmo erro que ele caiu. (Clique aqui para ler o artigo Será que a Bíblia é realmente a Palavra de Deus?)
Paremos de lançar sobre os outros a responsabilidade que cabe única e exclusivamente a nós.
Paremos de matar nossos irmãos com nossa ira, mágoa, inveja e indignação.

Deus está falando conosco em todo tempo, pois Ele nunca nos abandona, cabe a nós optar por  seguir as suas orientações ou não. Precisamos dominar as nossas emoções e focar na raiz do problema para alcançar a real solução.(Clique aqui para ler os artigos Deus é sempre contigo e Seja qual for o teu problema, Deus te dá a solução).

Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; Dt 30:19-20

Escolhamos pois a vida!!

2 comentários:

  1. a paz,
    com certeza a escolha de nossos atos resultam em bençãos ou sofrimento nas nossas vidas e por diversas vezes também atigim aqueles que estão ao nosso redor, peçamos ao senhor forças para fazer nossas escolhas de acirdo com a sua vontade...

    BENÇÃOS DO SENHOR P/ VC!!
    http://intercessaoeoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada irmã pela visita e pelo seu comentário.
    Você tem toda razão, a oração é a fonte da qual devemos beber em busca do fortalecimento vindo de Deus, para que possamos fazer a boa e perfeita vontade do Pai.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...