Pular para o conteúdo principal

Será que a bíblia é realmente a palavra de Deus?

Muitas pessoas duvidam da origem divina da Bíblia. É muito comum ouvirmos a célebre frase: "a bíblia foi escrita por homens! "

Ocorre que a grande maioria destes questionamentos é fruto de um juízo de valor prematuro, ou seja, um conceito formulado sem o mínimo de informações necessárias para uma conclusão.

Ao longo dos séculos a  Bíblia foi contestada ínumeras vezes e em todos os confrontos foi comprovado que ela é um livro inerrante, ou seja, não existe nenhuma contradição em todo o seu conteúdo, incluindo a parte histórica e científica. Nenhum dos argumentos levantados contra ela subsistiu.

Em nossa geração, existem pessoas que questionam se a Bíblia é a Palavra de Deus. Do começo ao fim, porém, a Bíblia é a Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. Quando Consulto a Bíblia, sei que estou lendo a verdade. E abro-a para lê-la todos os dias.
Billy Graham
Extraído do sermão Jesus Cristo é a verdade, citado em Manual Bíblico de Halley, p. 22.

A existência da Bíblia como livro para o povo é o maior benefício que a raça humana já experimentou. Todo esforço por depreciá-la é um crime contra a humanidade.
Immanuel Kant

Existem mais indícios seguros de autenticidade na Bíblia do que em qualquer história não-cristã.
Isaac Newton
É normal que dúvidas apareçam, principalmente quando estamos falando de algo que foge a compreensão da mente limitada do ser humano, como a Palavra de Deus. No entanto, o próprio Deus nos deu subsídios para analisar as escrituras e constatar o Seu inconfundível mover em cada uma de suas linhas.

Primeiramente, ao contrário do que dizem os incautos, embora  a Bíblia tenha sido escrita por homens, estes se limitaram a realizar apenas o trabalho mecânico da escrita em si, pois a autoria vem única e exclusivamente de Deus.

A Bíblia  tem como fundamento principal a revelação, ou seja, permitir que Deus seja conhecido pelos homens. A revelação é um ato de graça e misericórdia, pelo qual Deus mostra a humanidade parcelas da verdade absoluta, que não poderiam ser conhecidas de outra forma.

Para que esse processo de comunicação com o ser humano fosse possível Deus usou como instrumento a inspiração, do grego, theopneustos, que significa soprado por Deus. 

Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; 2Tm 3:16

Através da inspiração Deus não ditava as escrituras, apenas influenciava os escritores, que eram tomados pelo Espírito Santo e impelidos a escreverem a Sua vontade (de Deus), a fim de comunicá-la a humanidade. Por conta disso, eles escreviam, noticiavam com as suas próprias palavras, aquilo que lhes estava sendo revelado pelo Pai.

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. 2Pe 1:21

Ora, a bíblia é um conjunto de 66 livros escritos por 40 escritores diferentes, no decurso de 1600 anos e ainda assim, possui uma mesma linha de raciocínio, que é o plano divino de redenção da raça humana. Esses autores, vieram de origens, gerações, ambientes e costumes diferentes, portanto, seria impossível qualquer coincidência entre seus escritos, se não se houvesse de fato a intervenção divina.

Outro fator importante de veracidade da Bíblia é que ela testemunha dela mesma, ou seja, existe um auto testemunho das escrituras sagradas. Em Matheus 5:17-18, podemos ver o próprio Jesus confirmando a autenticidade da Bíblia:

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

As profeciais cumpridas também são mais uma evidência incontestável de que a Bíblia é a verdadeira palavra de Deus, pois só Ele é onisciente, capaz de conhecer o por vir, muito antes deste se concretizar. No antigo testamento existem mais de 300 profecias sobre Jesus Cristo e todas foram cumpridas, por exemplo:

Profecia feita em 800 anos de Cristo.
Isaías 40:3 – Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
Cumprimento
Mateus 3:1 – Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.

Profecia feita em 800 anos antes de Cristo.
Isaías 9:1-2 – Mas para os que estavam aflitos não haverá mais obscuridade. No passado ele envileceu a terra de Zebulom e a terra de Naftali, mas nos últimos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, a Galiléia das nações. O povo que andava em trevas viu uma grande luz; sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
Cumprimento
Mateus 4:12-16 – Quando Jesus ouviu que João estava preso, voltou para a Galiléia. Deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, cidade situada a beira do mar, na região de Zebulom e Naftali; para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: Terra de Zebulom, terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios – o povo que estava em trevas viu grande luz e aos que estavam na região da sombra da morte, raiou-lhes a luz.

Além dessas existem muitas outras evidências de que a Bíblia é a Palavra de Deus, como os incontáveis achados arqueológicos. Mas nenhuma delas é capaz de nos comprovar que se trata de fato de uma manifestação divina se faltar um único e indispensável fator: O Espírito Santo de Deus.

Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. 1Ts 1:5

É o Espírito Santo, quem nos traz a plena certeza de que a Bíblia é a palavra de Deus.

E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Jo 16:8

Isso nos leva a uma única conclusão: qualquer controvérsia a respeito da Bíblia, que seja formulada sem estar debaixo da orientação do Espírito Santo não passará de vã divagação, pois levará os questionadores de um lado para o outro sem poder chegar a nenhuma solução.

Deus nos orienta a fugir desse tipo de conduta:

Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Tt 3:9


A Bíblia é um presente de Deus para nós, portanto, medite nela dia e noite, pois ela é a Palavra viva e eficaz, oriunda diretamente do coração do Pai para nós. É através dela que obteremos mais fé e crescimento espiritual.



Comentários

  1. Minha querida amiga Andréia! Parabéns pelo bélissimo texto, foi uma dissertação excelente, detalhada da grandeza desta grandiosa benção de Deus que a nós foi concedida, e que eu chamo de o grande e visivel milagre de Deus. Porque é através dela que Deus deixa-Se conhecer, e que nós descobrimos que Seu amor para conosco é imensurável. Que Deus te abençoe muito

    ResponderExcluir
  2. Amém, muito obrigada pela visita e pelo seu comentário. Que Deus abençoe muito você para que também possa continuar com o belíssimo trabalho de levar a palavra de Deus pela internet.

    ResponderExcluir
  3. eu amei esse texto td o que se precisava ler pela manhã! kkkkkkk é a pura verdade pena que as pessoas desprezam a verdade !! vo te seguir jaja kkkkkkkkkkkkkk bjks e apaz !!

    ResponderExcluir
  4. Amem irmã Andréia! Não existe nenhum livro no mundo que nos leve a um caminho reto, seguro e para junto de Deus como a BIBLA SAGRADA!
    Paz seja contigo.

    ResponderExcluir
  5. Seus argumentos quanto à veracidade e inspiração da Bíblia Sagrada, são fortes, verdadeiros e convincentes. Para nós que já cremos na Palavra de Deus, essa leitura vem reforçar nossa fé. Seu artigo é uma bênção.

    ResponderExcluir
  6. Elen, que bom que gostou do artigo, obrigada pela visita. Deus te abençoe.

    Joseval, você tem razão!!! A Bíblia é única, e só Deus teria a capacidade de prepará-la para nós.

    Pastor, muito obrigada pelos elogios, glória a Deus. Temos sempre que refletir sobre isso, pois as adversidades da vida, ou as vezes a palavra mal colocada pode incitar a dúvida em nosso coração. Precisamos sempre lembrar, que Deus é perfeito e tudo o que Ele faz tb é.

    ResponderExcluir
  7. SÓ QUEM DISCUTE AS VERDADES DA BÍBLIA SÕ PESSOAS QUE QUEREM JUSTIFICAR SEUS PERANTES OUTROS QUE DEUS NOS CONSERVE NOS SEUS CAMINHOS SEGUINDO A SUA PALAVRA...
    QUE DEUS TE ABENÇÕE, FICA NA PAZ!
    http://intercessaoeoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amém irmã, que Deus nos guarde sempre das conversas vãs e nos conserve sempre em seus caminhos.
    Obrigada pela visita, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  9. andreia agradeco suas palavras e me serviram pra enviar a uma pessoa que é espirita e vive me dizendo exatamente isto que a biblia foi feita por homens pra manipular homens .... obrigada pelas sabiias palavras espero que elas criem raizes no coracao desta pessoa
    grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz, Andrea. Feliz em saber que Deus falou com você através deste texto. Quanto ao seu amigo, não se preocupe, a palavra não volta vazia. Ainda que você não tenha o retorno esperado, saiba que a semente foi plantada e um dia alguém colherá o fruto, ainda que não seja você. A bíblia nos diz que a palavra da salvação é loucura para os que estão no mundo, porque as pessoas estão sob a dominação do príncipe deste século. É por isso que seu amigo não crê na veracidade da bíblia. Tanto é, que não faz nenhum sentido alguém espírita, cuja doutrina se baseia na psicografia, contestar a inspiração divina e espiritual das escrituras. Deus te abençoe.

      Excluir

Postar um comentário